Grêmio migra ERP com apoio da Claranet e AWS

0

O Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense deu um passo decisivo rumo à transformação digital ao concluir, com apoio da Claranet e AWS, a migração para o SAP S/4HANA e a modernização de seu banco de dados. O projeto, finalizado com antecedência, foi essencial para garantir a operação do clube diante da tragédia climática que assolou o Rio Grande do Sul em maio do ano passado.

Antes da modernização, o Grêmio enfrentava desafios que impactavam a produtividade e a experiência dos usuários. Além disso, garantir a segurança e a governança necessárias para proteger os dados do clube também eram focos de melhorias. A parceria com a Claranet,  multinacional especializada em cloud, cibersegurança, dados & IA, workplace digital e modernização de aplicações, tinha como objetivo acelerar a jornada do clube rumo à inovação.

Com a nova arquitetura na nuvem AWS e a adoção do SAP S/4HANA, o clube passou a operar em um ambiente digital resiliente, escalável e seguro — construído sobre práticas modernas de FinOps e DevSecOps. A atualização do banco de dados HANA HDB agregou ainda mais  performance e confiabilidade à operação crítica de TI do Grêmio.

"A experiência com a Claranet foi além das expectativas. A entrega foi precisa e a equipe demonstrou alto nível de competência técnica", afirma Diego Baldi, Coordenador de SecOps/TI do Grêmio.

O impacto do projeto ficou ainda mais evidente quando, dois meses depois, o estado enfrentou a maior tragédia climática da sua história. A estrutura em nuvem garantiu continuidade operacional mesmo em meio ao caos.

"Enquanto outras empresas corriam para resgatar seus data centers com barcos, o Grêmio não precisou se preocupar. Se estivéssemos no modelo antigo, teríamos enfrentado seis meses de downtime. O ROI do projeto se pagou antes mesmo da primeira fatura da AWS", relata Thiago Hendges, gerente de TI do Grêmio.

Além da resiliência, o novo ambiente proporciona automação, visibilidade e escalabilidade, liberando o time de TI para focar no core do negócio: oferecer a melhor experiência aos sócios e torcedores.

"Com o Grêmio, reforçamos nosso compromisso de transformar negócios com tecnologia. Esse projeto mostra como a inovação pode ir além do campo e se tornar um ativo estratégico para a continuidade e evolução de organizações em qualquer setor", afirma Helton Pereira,  Diretor de Operações da Claranet no Brasil.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.