A Linx, fabricante brasileira de software para o setor varejista, anunciou a incorporação da plataforma de soluções para franquias da Opus Software. O valor da transação é de R$ 9 milhões, sendo que R$ 5,55 milhões serão pagos à vista e R$ 3,45 milhões quitados após o cumprimento de metas financeiras e operacionais, até 2015.
Em comunicado, a empresa diz que os investimentos fazem parte da estratégia para ampliar sua base de atuação com aquisições seletivas. A compra da plataforma, denominada Opus Franchising System, possibilitará a empresa ingressar em uma nova vertical do varejo: a de serviços, podendo atuar pela primeira vez com franquias de escolas de idiomas, dentre outras.
"Trata-se de um investimento preciso, com a finalidade de fortalecer nossa atuação num dos segmentos do varejo que mais cresce no Brasil e proporcionar a nossos clientes soluções cada vez mais abrangentes em diversas verticais de varejo", explica Alberto Menache, diretor presidente da Linx. Após abrir capital em fevereiro deste ano, entrando no novo mercado da BM&FBovespa, a Linx movimentou cerca de R$ 530,57 milhões e utilizará 80% dos recursos líquidos da oferta pública inicial de ações (IPO, na sigla em inglês) para aquisições de empresas que agreguem valor e complementem o portfólio de produtos e serviços ao varejo. "Nossa intenção é continuar procurando seletivamente aquisições no setor, tendo em vista nosso foco na especialização nas mais diversas verticais de varejo, o fortalecimento da nossa presença geográfica e a ampliação do nosso portfólio de ofertas", ressaltou Menache.
A Opus Software continuará atuando de maneira independente através de suas outras áreas de negócio focadas em automação bancária, desenvolvimento de sistemas e application outsourcing.