Novos dados dos principais analistas de fintech, Juniper Research, estimam que impulsionados por cartões de pagamento e carteiras móveis, pagamentos sem contato na loja atingirão US$ 2 trilhões até 2020, representando 15% do total de transações de ponto de venda. Os pagamentos sem contato ultrapassarão a marca de US$ 1 trilhão pela primeira vez em 2018, um ano antes do previsto pela Juniper.
No entanto, descobriu-se que as transações sem contato continuarão a ser dominadas pelos pagamentos impulsionados pela forte adoção na Europa, bem como no Extremo Oriente e na China. De fato, os pagamentos com cartão sem contato são os mais fortes no Extremo Oriente e na China e no restante da região Ásia-Pacífico, que juntos respondem por quase 55% dos valores globais de transações com cartões sem contato.
Pagamentos sem contato móveis impulsionados por carteiras de pagamento OEM
De acordo com a nova pesquisa, "Pagamentos sem contato: cartões de pagamento, carteiras OEM de pagamento e móveis 2018-2023", o mercado de pagamentos móveis sem contato será impulsionado pela Apple Pay, Samsung Pay, Google Pay e outras carteiras OEM Pay. Combinados, esses usuários de carteiras OEM Pay chegarão a 450 milhões até 2020, com a Apple respondendo por 1 em cada 2 usuários de pagamentos OEM globalmente.
O autor da pesquisa, Nitin Bhas, explicou: "Acreditamos que o crescimento nos próximos 5 anos continuará a ser dominado pelas ofertas dos principais players de OEM. Além disso, agora temos os lançamentos da Huawei Pay e Fitbit Pay em vários mercados; isso agora está incluído nas previsões sem contato da Juniper".
Consequentemente, a Juniper prevê que as carteiras OEM Pay permitirão mais de US$ 300 bilhões em transações até 2020, representando 15% do total de transações sem contato nas lojas.
Ticketing sem contato ganha tração
Além dos pagamentos nas lojas, a pesquisa prevê um rápido crescimento na emissão de bilhetes sem contato, especialmente nos mercados europeu e norte-americano, onde as carteiras móveis foram implantadas. A Juniper prevê cerca de 10 bilhões de transações de emissão de bilhetes sem contato por comunicações móveis, ou seja, bilhetes comprados ou validados até 2022, com a América do Norte dominando o setor, seguida pelo Extremo Oriente e pela China.