Com a nova solução Digital ID Wallet Gemalto da Thales, os governos emitirão uma versão digital segura dos documentos oficiais, incluindo carteiras de identidade, cartões de saúde e carteiras de motorista, disponíveis para todos os cidadãos em seus smartphones. Eles poderão, portanto, comprovar quem são, tanto on-line quanto de maneira física, e acessar seus serviços a partir dos seus telefones. A solução usa técnicas de segurança em várias camadas e criptografia sofisticada para garantir proteção robusta dos dados pessoais, ao mesmo tempo em que oferece aos usuários controle total sobre quais informações eles escolhem compartilhar, com quem e quando.
Com um número cada vez maior de governos optando por digitalizar documentos oficiais, a nova carteira permitirá que os cidadãos mantenham todas as suas credenciais vitais em um único local, conveniente e seguro. Além de cumprir a função dos documentos em papel tradicionais em casos de uso no mundo real, como, por exemplo, ao votar em uma eleição, a Carteira Digital de Identidades também oferece suporte integrado à autenticação on-line. Os usuários podem, portanto, desfrutar de acesso a qualquer momento, em qualquer lugar, a uma variedade crescente de serviços governamentais eletrônicos, como o preenchimento de declarações de impostos de renda on-line e pedidos de reembolso da previdência social.
Respeitando totalmente a privacidade do usuário, a solução de Carteira Digital de Identidades (Digital ID Wallet) foi projetada para compartilhar com terceiros apenas as informações que o cidadão está disposto a compartilhar. Assim, ao acessar locais restritos por idade, como um cassino, por exemplo, o usuário tem apenas que comprovar que tem idade suficiente para entrar naquele local, sem revelar sua idade exata ou informações pessoais da sua identidade.
Os governos podem simplificar, significativamente, o gerenciamento e a verificação de todos os seus documentos oficiais, reduzindo a burocracia e estabelecendo uma poderosa arma contra o roubo de identidades e o uso fraudulento dos serviços públicos. Criando um canal de comunicação dinâmico entre o emissor e o usuário final -, a Carteira Digital de Identidades também aproxima governos e cidadãos. Exemplos disso incluem lembretes oportunos sobre vacinas e notificação de que o novo passaporte eletrônico solicitado está pronto para entrega via notificações do aplicativo.
Além disso, a Thales projetou sua aplicação segura Mobile Security Core para oferecer o melhor desempenho da categoria, protegendo a Carteira Digital de Identidades contra ameaças avançadas e ataques de malware, e cumprindo os mais altos e mais rigorosos requisitos de segurança dos governos.
"Governos e cidadãos em todo o mundo estão reconhecendo rapidamente os benefícios multidimensionais proporcionados pela digitalização de documentos oficiais, como um complemento dos documentos físicos. A Carteira Digital de Identidades cria um ecossistema voltado para o cidadão e preparado para adaptações futuras, onde essa revolução da identidade pode prosperar, atendendo às necessidades de verificação e autenticação nos mundos físico e on-line e aproveitando o único item que temos mais facilidade de manter ao nosso alcance – nosso smartphone,", disse Frédéric Trojani, vice-presidente sênior de Identidade e Soluções Biométricas da Thales.