A Widelabs, empresa brasileira de inteligência artificial, anuncia o lançamento do Amazônia IA, o primeiro modelo de linguagem grande (LLM) em português brasileiro. Desenvolvido com tecnologia da Oracle e NVIDIA, o projeto conta ainda com o apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e será oficialmente apresentado, no dia 30/07 (terça-feira), na 5ª Conferência Nacional de CT&I, que será realizada até o dia 1º de agosto, em Brasília – DF.
A empresa inforama que o modelo foi treinado com uma grande e diversa quantidade de dados, especialmente em português brasileiro, garantindo diversidade. Essa base de dados robusta, combinada com a infraestrutura de ponta da Oracle, que oferece uma rede de datacenters tier III de segurança, permite ao Amazônia IA oferecer resultados de alta qualidade e escalabilidade.
A plataforma foi construída a partir das boas práticas regulatórias já existentes no mundo, as quais estão sendo discutidas no Brasil. Na questão de proteção de dados, o modelo segue as melhores práticas regulatórias do mundo e acompanha todas as discussões e movimentações em torno da EBIA.
O chat do site do Amazônia IA será disponibilizado para os usuários a partir do dia 05 de agosto de 2024 para todo o território nacional. Já a versão premium e a API será comercializada a partir de setembro. Os interessados entrarão em uma lista de espera, no qual o acesso para os desenvolvedores será liberado aos poucos.