Com o propósito de gerar conhecimento no desenvolvimento de tecnologias e soluções voltadas para a implantação de redes abertas de telecomunicações (Open RAN) 5G a partir do Brasil para o mundo, o Instituto Nacional de Telecomunicações – Inatel realizou um conjunto de projetos de Pesquisa & Desenvolvimento (P&D) para a Dell Technologies, no qual desenvolveu e aprimorou técnicas voltadas para o controle e a otimização da rede de acesso móvel aberta 5G com base em dados e algoritmos de Inteligência Artificial (IA).
O objetivo do trabalho é também fomentar o avanço de novas tecnologias, desenvolvendo o ecossistema das redes de telecomunicações não só no país, mas também mundialmente.
Os projetos de P&D foram realizados ao longo do ano de 2023 e tiveram como alvo promover conhecimento na utilização da tecnologia RAN Intelligent Controller (RIC), por meio do desenvolvimento de soluções conhecidas como xApps. Essas aplicações especializadas, essenciais para a implementação bem-sucedida do Open RAN, são executadas na plataforma RIC e oferecem funcionalidades específicas para melhorar o desempenho, eficiência e gestão da rede móvel. É por meio do RIC e através das xApps, que as arquiteturas abertas de rede móveis (VRAN/ORAN) poderão ser otimizadas para a sua melhor implementação – especialmente no contexto das redes abertas 5G.
Com isso, o time de pesquisa do Inatel desenvolveu dois projetos de pesquisas para aquisição de conhecimento em xApps para utilização no RIC. O primeiro, baseando-se no conceito técnico de "beamforming", visa permitir que os operadores de telecomunicações configurem de forma flexível os parâmetros de um sistema MIMO (tecnologia avançada utilizada em redes de comunicação sem fio, especialmente em redes 5G) por meio de diretrizes predefinidas e configurações assistidas, sendo suportadas por técnicas de IA e aprendizado de máquina, otimizando o desempenho da rede. O segundo projeto, por sua vez, destina-se a aprimorar o uso de recursos de rádio em uma infraestrutura 5G, oferecendo uma tecnologia de transmissão de informação conhecida como "traffic steering" – também utilizando algoritmos de IA.
Segundo o especialista em Desenvolvimento de Negócios do Inatel, Gleyson Santos, os projetos de P&D realizados pelo Instituto com o apoio da Dell Technologies destacam-se pela importância da pesquisa em tecnologias de Open RAN no Brasil. "O projeto mostra a competência e a capacidade técnica dos pesquisadores brasileiros em desenvolver soluções inovadoras baseadas em IA e computação em nuvem para as redes de telecomunicações, especialmente quando falamos em Open RAN, que é uma arquitetura relativamente nova e que ainda está sendo desenvolvida no mundo", afirmou.
O especialista do Inatel explica que o "beamforming" é uma técnica fundamental em sistemas de comunicação sem fio que envolve a formação de feixes direcionais de sinais de rádio, permitindo um aumento significativo na eficiência espectral e na qualidade do sinal. Por sua vez, o "traffic steering" refere-se ao gerenciamento inteligente do fluxo de dados na rede, otimizando o uso dos recursos disponíveis e melhorando a experiência do usuário.
Ambos os projetos promovidos pelo Inatel contaram com o suporte técnico e de infraestrutura tecnológica da Dell Technologies, que forneceu equipamentos e servidores – além do envolvimento de profissionais da companhia – para a construção do ambiente simulado, replicando um ambiente real de rede, onde os testes das aplicações foram realizados. De acordo com Gerson Freire, diretor de Arquitetura para Enterprise da Dell Technologies no Brasil, os trabalhos de P&D representam um marco importante no avanço das tecnologias para as redes de telecomunicações no Brasil.
"O nosso principal objetivo ao ter esses projetos de pesquisa realizados com o Inatel é desenvolver o mercado de telecomunicações no Brasil e no mundo, motivando sobretudo as operadoras e demais empresas do segmento a adotarem infraestruturas abertas de rede e soluções baseadas em nuvem", afirma Freire. "À medida que desenvolvemos aplicações cruciais na otimização das redes Open RAN, conseguiremos não só oferecer benefícios em termos de automação das redes móveis para as operadoras, mas também colaborar com a inovação do setor no cenário nacional e internacional", complementa o executivo da Dell Technologies.