A TIM fechou o segundo trimestre de 2024 como a operadora que mais ganhou mercado no 5G. Com resultados significativos também no segmento pós-pago e avanços em inovação e experiência do cliente, a empresa tem mais um período de resultados operacionais e financeiros positivos, acima das expectativas do mercado.
O lucro líquido chegou a R$ 781 milhões, um aumento de 22,5% na comparação anual. A receita líquida de serviços fechou em R$ 6,1 bilhões, alta de 7,2% A/A impulsionada principalmente pelo pós-pago – a receita do segmento cresceu 10,1% em relação ao mesmo período de 2023. Houve evolução consistente da base de clientes, ampliando em 9% o número de usuários do pós-pago e chegando a um ARPU (receita média por usuário) superior a R$ 53. chegando a um ARPU (receita média por usuário) superior a R$ 53, excluindo M2M.
O EBITDA avançou 8,2% em relação ao mesmo período do ano passado, totalizando R$ 3,15 bilhões, enquanto a margem EBITDA alcançou 50,0%. A eficiência operacional da TIM é ratificada ainda pelo crescimento do fluxo de caixa operacional* em 24%, fechando o trimestre em R$ 1,5 bilhão.
A estratégia de investimento no B2B, principalmente com a frente TIM IoT Solutions, é mais um destaque positivo. Os contratos com parceiros do segmento somam R$ 630 milhões, um crescimento de 10 vezes nos últimos dois anos. Só nos últimos 12 meses, houve um aumento de R$ 277 milhões.
"Tivemos mais um trimestre de resultados muito positivos, fruto da estratégia assertiva para acelerar a evolução da TIM, baseada nos pilares de melhor serviço, melhor rede e melhor oferta. Nesse sentido, consolidamos nossa liderança absoluta no 5G, ativando quase uma cidade por dia e nos destacando na experiência do cliente. Estamos prontos para entregar novidades no portfólio, liderando novamente os movimentos do mercado com ofertas disruptivas. No B2B, firmamos novos acordos para soluções IoT e confirmamos os benefícios da transformação digital com nossos parceiros, alcançando maior eficiência operacional de forma mais sustentável. A importância de focarmos cada vez mais na agenda ESG, aliás, ficou evidente com a tragédia climática vivenciada no Rio Grande do Sul. Graças à resiliência da nossa infraestrutura e dedicação do nosso time, conseguimos restabelecer a conectividade e seguimos apoiando o Estado e nossos colaboradores. Estamos orgulhosos das nossas entregas e prontos para um semestre com ainda mais inovação", destaca Alberto Griselli, CEO da TIM Brasil.
5G
A tecnologia de quinta geração acaba de completar dois anos no Brasil e a TIM segue como protagonista, sendo a operadora que mais ganhou mercado no segmento nos últimos 12 meses, com crescimento acima de 3 pontos percentuais. Líder no 5G, a companhia ativou quase uma cidade por dia no trimestre, alcançando 353 municípios e 60% da população urbana do país, com cerca de oito mil antenas licenciadas.
A TIM é ainda a única operadora a cobrir todos os municípios do Brasil com o 4G e tem a rede mais premiada nos rankings de institutos independentes. Para destacar essa solidez da infraestrutura, acabou de lançar a campanha "Surpreenda-se com a líder em 5G", protagonizada por seus embaixadores IZA e Marcos Mion. Os filmes destacam o Test Drive TIM, ação inédita que, desde o ano passado, permite que clientes da concorrência testem gratuitamente os serviços da TIM por 30 dias.
Agro
No segundo trimestre de 2024, a TIM alcançou a marca de 17 milhões de hectares cobertos com 4G, oferecendo soluções completas para mais de 40 empresas agrícolas. O projeto 4G TIM no Campo também beneficia mais de 1,6 milhão de pessoas em 983 municípios de 15 estados.
Dentre os novos contratos, estão a Trapview, especializada em controle de pragas. A multinacional oferecerá a primeira armadilha conectada com NB-IoT no Brasil, permitindo monitoramento digital e previsão de pragas com uso de inteligência artificial.
A tecnologia vem trazendo melhores resultados para os parceiros, inclusive, em temáticas ESG – também relevantes para a TIM. Com a conectividade da operadora, a Usina Santa Adélia, uma das principais agroindústrias do setor sucroenergético, observou uma redução de 30% na ociosidade dos motores das máquinas e de 5% no consumo de diesel, contribuindo para a diminuição das emissões de CO2. Além disso, a iniciativa disponibilizou internet de qualidade para mais de 280 mil pessoas nas comunidades vizinhas.
Logística e cidades inteligentes
Outra importante frente da TIM IoT Solutions é o setor de logística. A TIM se tornou referência na conectividade de estradas e conta com 4,7 mil quilômetros cobertos, em parceria com diferentes concessionárias.
No trimestre, a empresa implementou ainda a primeira rede privativa industrial 5G nos portos da América Latina para a Brasil Terminal Portuário (BTP). As atividades no terminal de contêineres em Santos (SP) se tornaram mais eficientes com aumento significativo na capacidade da rede e redução da latência.
Em Utilities, a TIM se destaca na habilitação de soluções para smart cities. Já são mais de 217 mil pontos de iluminação inteligentes comercializados por todo o país.
Portfólio
A TIM alcançou 62 milhões de usuários móveis no segundo trimestre de 2024, com destaque para as adições líquidas do pós-pago, que superaram 2 milhões de novos acessos nos últimos 12 meses. O ARPU móvel chegou a R$ 31,2 – a melhor do mercado – com avanço de 6,8% A/A. Houve crescimento em todos os segmentos, com aumento anual de 4,0% no pré-pago (R$ 14,9) e 1,8% no pós-pago (R$ 43,9). Excluindo acessos M2M, o ARPU pós-pago chega a R$ 53,4.
Apostando em parcerias com outras grandes marcas, que trazem conteúdos relevantes para os clientes, a empresa prepara um reposicionamento no pós-pago chamado "de entrada", lançando, em breve, um novo portfólio para o TIM Controle. O objetivo é manter a migração do pré-pago para o pós-pago em evolução – houve alta de 14,5% nesse tipo de movimentação na base nos últimos 12 meses.
Transparência
A combinação de ofertas transparentes e assertivas vem resultando em melhores indicadores de serviço, pavimentando a jornada da TIM para se tornar a operadora preferida dos brasileiros. Em um ano, a companhia ampliou em 15,7% o nível de satisfação com o atendimento humano, mantendo em patamares elevados – acima de 76% – o índice de resolutividade de demandas no primeiro contato com a central de relacionamento.
Em paralelo, a empresa segue investindo em novas tecnologias nessas interações, com uso de inteligência artificial generativa. Um dos pilotos em andamento registrou aumento de 10 pontos percentuais no nível de satisfação com o atendimento, reduzindo em 8% o tempo médio de serviço.
Ultrafibra
Na ultra banda larga residencial, a TIM fechou o trimestre com crescimento anual de 8,0% na receita, totalizando R$ 234 milhões. A base de clientes também evoluiu ano a ano, alcançando 798 mil usuários, enquanto o ARPU chegou a R$ 98,6, o maior desde o lançamento do serviço. Já são 737 mil usuários conectados em FTTH, aumento de 14,7% A/A.
Seguindo a estratégia de crescer com qualidade, a companhia expandiu a TIM UltraFibra para mais 76 cidades no trimestre, dentre elas 51 municípios nos estados de Bahia, Goiás, Minas Gerais e Pernambuco. A ampliação é acompanhada de um novo portfólio, que destaca a simplicidade dos planos, a liberdade de escolha e as altas velocidades já consagradas no mercado. Para anunciar as novidades, uma campanha com Marcos Mion mostra que a conexão residencial da TIM transforma qualquer casa na mais "ultra" da rua.
Ambiente
Em maio, reafirmando seu compromisso com uma gestão ética e sustentável, a TIM divulgou seu 20º Relatório ESG. O documento reporta os resultados anuais de mais de 300 indicadores ambientais, sociais e de governança, além de trazer novos compromissos, como pelo menos 25% de pessoas negras na liderança até 2025.
O pilar de diversidade e inclusão, aliás, segue com um dos destaques da companhia. No trimestre, a operadora recebeu pelo segundo ano consecutivo o Selo Equidade BR, sendo considerada uma das melhores empresas para pessoas LGBTI+ trabalharem. Lançou ainda o programa TIM+Diversa, com 250 vagas para pessoas com deficiência. Também ficou em primeiro lugar no ranking do Prêmio Anatel de Acessibilidade, iniciativa da agência reguladora que busca estimular uma maior acessibilidade em lojas, sites e atendimento remoto dos serviços de telecomunicações, além de ações voluntárias das companhias do setor.
Dentre as evoluções na temática ambiental, está a ampliação do projeto de geração distribuída de energia, com a incorporação de oito novas usinas, totalizando 114 unidades. A iniciativa promove o abastecimento da rede com a utilização de usinas de energia renovável, com predominância de plantas solares. A expectativa é que, até o final de 2024, quase 60% da energia utilizada pela TIM seja produzida por essas usinas.
Rio Grane do Sul
O segundo trimestre foi marcado pela grande tragédia climática ocorrida no Rio Grande do Sul. E a TIM atuou de forma imediata na região, priorizando quatro frentes: garantir a conexão, atuando para restabelecer a rede o mais brevemente possível; apoiar os clientes por meio da liberação de roaming e bônus de internet; auxiliar seus colaboradores das regiões afetadas e realizar doações de itens emergenciais para a sociedade por meio de parcerias com instituições locais, como a Ascendendo Mentes, da Rede Gerando Falcões. Dentre os projetos de destaque, o Instituto TIM, por meio da ONG One by One, doou cadeiras de rodas para pessoas com deficiência afetadas pelas enchentes.
RESULTADOS FINANCEIROS | Informações RI
|
|
(1) Números normalizados conforme apresentação de resultados