A Applix, fornecedora de aplicações para gerenciamento de desempenho, anunciou a assinatura de um acordo de parceria com a Sybase, fornecedora de software para infra-estrutura corporativa e aplicações móveis.
Pelo acordo, a ferramenta TM1 da Applix será oferecida pela Sybase juntamente com a sua solução de análise de riscos, Risk Analytics Platform. O objetivo da aliança é a oferta de funcionalidades aprimoradas de análise de risco e negociação em tempo real para aplicações de gestão de riscos e negociação de valores mobiliários.
Para Valsoir Tronchin, gerente geral da Sybase Brasil, o grande aumento do volume e fluxo de dados e da quantidade de negócios do mercado financeiro sobrecarregaram a infra-estrutura analítica nas instituições que lidam com o mercado de capitais. ?Essa parceria com a Applix nos permitirá usufruir da velocidade incomparável do TM1 em 64 bits com o alto desempenho da nossa solução Risk Analytics Platform?, explica.
Várias são as justificativas para a união de esforços entre as duas empresas. A negociação de vários ativos, complexas técnicas de hedge e a necessidade de reforçar os controles de risco em cada estágio do ciclo de vida das informações geraram uma demanda por análises em tempo real dos conjuntos de dados atuais e históricos.
?A Sybase se compromete a atender a crescente demanda das aplicações financeiras que exigem análises em tempo real cada dia mais sofisticadas?, diz Tronchin, ressaltando que regulamentações como a Regulation NMS (National Market System) e a MiFID (Markets in Financial Instruments Directive) exigem a emissão de relatórios em tempo real para inspeção pela gerência assim como trilhas de auditoria de todo o processo da negociação.
A Appplix também está otimista com a aliança. David Mahoney, presidente e principal executivo da companhia, explica que o mecanismo de regras e base de dados em memória do TM1 estabelecem relacionamentos e calculam volumes de dados mais rapidamente do que qualquer outra solução do mercado, mesmo face à volatilidade das constantes mudanças desses dados.