O avanço e o uso crescente de tecnologias como a extensible markup language (XML), Darwin information typing architecture (Dita), digital asset management (DAM) e a proliferação de ativos digitais devem impulsionar o crescimento do mercado mundial de publicidade dinâmica. De acordo com um estudo recente da Frost & Sullivan, empresa de consultoria e inteligência de mercado, esse setor obteve receitas de US$ 330,7 milhões no ano passado e deve triplicar de tamanho até 2013.
?Padrões como o Dita são fundamentais para o avanço do segmento de publicidade da área técnica?, diz o analista Aimee Roberts, da Frost & Sullivan. ?Ele surgiu de um conceito para a Oasis, organização internacional criada para estabelecer padrões para serviços web, beneficiando o setor e permitindo que dados ricos não estruturados pudessem ser oferecidos novamente em múltiplos canais empresarias?, diz Roberts.
Segundo ele, benefícios como reduções de despesas organizacionais e melhorias nos fluxos de trabalho da empresa, associados às apresentações em múltiplos canais de alto impacto e sob demanda, também devem impulsionar o mercado de publicidade dinâmica. ?Porém, os altos custos associados à implementação de soluções geralmente excedem os recursos disponíveis no orçamento das empresas, criando um obstáculo para o crescimento do mercado,? diz Roberts. ?Além disso, os tomadores de decisão têm dificuldade para aceitar a implantação de soluções de publicidade dinâmica, porque desconhecem as possibilidades de redução de custos e as melhorias no fluxo de trabalho que ela pode oferecer à organização.?
Ainda de acordo com Roberts, com o número de implementações de soluções de publicidade dinâmica aumentando, as organizações menores esperam que a implementação de uma solução se torne viável. Ele diz que apenas quando os fornecedores negociarem suas soluções com mais agressividade, os clientes vão começar a perceber o custo-benefício da publicidade dinâmica. ?Além disso, os fornecedores agora estão oferecendo ferramentas com as melhores práticas para o setor, para satisfazer às necessidades específicas das empresas.?
Na opinião de Roberts, conforme o mercado for mudando para oferecer plataformas integradas, a consolidação vai começar a acontecer. Ele avalia que tal consolidação vai fortalecer o mercado, pois recursos redirecionados geram a oferta de novos produtos.