Regiões Sul e Sudeste respondem por 67% do lixo eletrônico do Brasil, aponta MDIC

0

Aproximadamente dois terços de todo o lixo eletroeletrônico descartado no país são provenientes das regiões Sul e Sudeste, indica estudo preliminar, encomendado pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior e pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), sobre viabilidade técnica e econômica da logística reversa de eletroeletrônicos, que prevê o retorno para a indústria dos materiais, para que possam ser novamente aproveitados pelo fabricante.

O resultado do levantamento completo será utilizado para nortear a implantação da política de reciclagem e destinação adequada de resíduos eletroeletrônicos, de acordo com a Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei nº 12.305). Serão avaliados o custo de implantação do sistema e a divisão de responsabilidades entre indústria, comércio, consumidores e as três esferas do governo, entre outros aspectos.

A primeira versão do estudo foi apresentada ao grupo técnico. A versão final está prevista para ser concluída em outubro, quando será colocada em consulta pública. Algumas questões já estão definidas, como a devolução de aparelhos de pequeno porte, como telefones celulares, de responsabilidade do consumidor.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.