A AMD divulgou seu Relatório anual de Responsabilidade Corporativa (CR), detalhando o progresso em direção às metas que abrangem a sustentabilidade ambiental; impacto digital; responsabilidade da cadeia de abastecimento; e diversidade, pertencimento e inclusão. Durante 28 anos, a AMD apresentou relatórios sobre seus programas e iniciativas de RC, e este é o primeiro relatório da empresa que incorpora dados ambientais e sociais de aquisições recentes.
"Na AMD, a Responsabilidade Corporativa é parte intrínseca da nossa estratégia de negócios, cultura e dos relacionamentos que promovemos com nossos clientes e parceiros", disse Susan Moore, vice-presidente corporativa de Responsabilidade Corporativa e Assuntos Governamentais Internacionais da AMD e presidente da AMD Foundation. "Juntamente com nossos funcionários, parceiros e clientes, estamos focados em projetar e fornecer com responsabilidade soluções de computação adaptáveis e de alto desempenho para um mundo mais conectado, sustentável e inclusivo."
A AMD conduziu uma nova avaliação de materialidade ambiental, social e de governança (ESG) em 2023 para determinar suas questões mais importantes em responsabilidade corporativa com base em seu impacto potencial no negócio e no impacto potencial que o negócio tem na sociedade e no meio ambiente, conhecido como "dupla materialidade." A avaliação reafirmou as áreas de foco existentes, incluindo tópicos como eficiência energética dos produtos; diversidade, pertencimento e inclusão; fornecimento responsável; e direitos humanos na cadeia de abastecimento. A inteligência artificial (IA) responsável e o uso de produtos surgiram como novas questões com alto impacto tanto na AMD quanto na sociedade. A IA é uma oportunidade imensa que traz desafios únicos, e a AMD está comprometida em trabalhar com a indústria para inovar e implantar a IA, ao mesmo tempo que reduz os riscos.
Os principais destaques do relatório deste ano incluem:
- Acelerar a computação sustentável: Os semicondutores têm um papel importante a desempenhar na resposta global à crise climática, impulsionando a investigação crítica e permitindo dispositivos mais eficientes em termos energéticos. À medida que a demanda por cargas de trabalho com uso intensivo de computação, como IA e computação de alto desempenho (HPC), acelera, o consumo de energia do processador é de importância crítica. A AMD prioriza inovações que melhorem o desempenho e a sustentabilidade ambiental por meio de sua meta de fornecer melhoria de 30x na eficiência energética em processadores e aceleradores para treinamento de IA e HPC até 2025. Para 2023, a AMD está no caminho certo para alcançar uma melhoria de 13,5x em relação ao ano base de 2020 usando uma configuração de quatro APUs AMD Instinct™ MI300A lançadas ainda este ano.
- Enfrentar as emissões de gases de efeito estufa: A AMD também pretende abordar as mudanças climáticas, reduzindo as emissões de gases de efeito estufa (GEE) em suas operações e colaborando com fornecedores e clientes de fabricação direta. Em 2022, a AMD alcançou uma redução de 19% nas emissões de Escopo 1 e 2 em comparação com 2020. Alinhado com as metas da AMD, 70% dos fornecedores diretos de fabricação da empresa têm metas públicas de emissões de gases de efeito estufa e 68% adquiriram energia renovável em 2022. A AMD foi novamente reconhecido como Líder de Engajamento de Fornecedores do CDP por metas e governança relacionadas, ficando entre os 8% principais entrevistados.
- Parcerias em toda a cadeia de valor: a AMD trabalha com fornecedores, parceiros e pares para abordar questões de sustentabilidade ambiental e de direitos humanos em toda a cadeia de valor de semicondutores como membro fundador do Semiconductor Climate, Consortium e da Consultoria Ambiental Sênior da Responsible Business Alliance. Em 2023, a AMD também concluiu a sua primeira Avaliação de Importância dos Direitos Humanos para melhorar a sua estratégia de direitos humanos.
- Avançar na representação e na educação STEM: A AMD tem como objetivo transcender a mera representação para liderar o setor de semicondutores sem fábrica no que diz respeito à inclusão e ao desenvolvimento de talentos sub-representados, incluindo mulheres em cargos de engenharia. É crucial enfatizar que a empresa mantém uma sólida retenção de engenheiras, e impressionantes 92% de sua força de trabalho global afirmam que a AMD cultiva um ambiente propício para o sucesso de indivíduos provenientes de diversas origens.
Além disso, a AMD nutre uma profunda paixão por empoderar a próxima geração de inovadores e continua a investir na promoção da educação STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática) por meio de colaborações com universidades, educadores de níveis fundamental e médio e organizações sem fins lucrativos.