"Segundo algumas pesquisas, o país é a quinta maior população conectada no mundo. Cerca de 99% deste acesso ao digital é realizada pelo celular, isso nos traz uma reflexão de que essa conexão está muito ligada a pessoa, está na mão das delas", afirmou Rogério Mascarenhas, secretário de Governo Digital do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), que apresentou dados atualizados sobre a digitalização no Brasil na Conferência Agile Trends 2023 para o setor público
Ainda de acordo com os estudos abordados pelo secretário, 70% dos mais de 152 milhões de usuários na internet utilizam ou já utilizaram os canais digitais do governo brasileiro. "Esse é um dado muito relevante que resume a minha apresentação. A missão da Secretaria de Governo Digital é levar ao cidadão a visão de que ele tem um governo só para ele, aquilo esteja customizado para ele, ele tem a jornada de vida dele toda definida", destacou.
O porta-voz do MGI afirmou que, para atingir a agenda 2023, a Secretaria de Governo Digital estabeleceu cinco objetivos estratégicos ao longo desse ciclo de governo. "Consolidar a Plataforma GOV.BR, estabelecer a Infraestrutura Nacional de Dados, implementar e expandir a Identidade Digital e a Nova Carteira de Identidade Nacional (CIN), expandir o Governo Digital em Estados e Municípios e fortalecer a maturidade da Privacidade e Segurança da Informação", elencou.
Rogério Mascarenhas reforça que o Brasil avançou na pauta da digitalização no âmbito federal, mas que ainda tem muito a progredir. "O país, hoje, segundo o Banco Mundial, tem percentuais que equivaleria a estar no segundo no ranking mundial em relação à maturidade digital. Entretanto, isso não é uma realidade que avança em todos os estados e municípios", destaca.
O secretário de Governo Digital disse ainda que a orientação do presidente Lula e da ministra Esther Dweck é que a pauta da digitalização nos serviços públicos avance para o interior do país, indo além do âmbito federal, garantindo que sejam de alta qualidade e acessíveis a todos os cidadãos. Para isso, o ministério trabalha na construção colaborativa da Estratégia Nacional de Governo Digital junto com os demais entes da federação.