Ipiranga automatiza gestão de dados e reduz tempo de resposta a clientes em 50%

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A Ipiranga está no caminho de se tornar uma empresa data-driven. Toda a estrutura tecnológica da companhia está a serviço dos negócios dos mais de 6,5 mil postos em todo País. Entre os aliados tecnológicos estão o Oracle Analytics e o Oracle Autonomous Data Warehouse.

A plataforma analisa um volume de dados e se tornou vital para direcionar as principais tomadas de decisão de forma mais ágeis e assertivas para o time de relacionamento com clientes. Antes de adotar essas soluções, o grupo tinha várias fontes de dados estruturados e não-estruturados sem um tempo de resposta adequado.

O Oracle Autonomous Data Warehouse transformou os recursos da Ipiranga em desenvolvimento e estratégia ao invés de gastar preciosos minutos com suporte para criar rotinas na arquitetura anterior. "Hoje o nosso time é consumidor de informação. Somos desenvolvedores. Deixaram de existir as planilhas e as apresentações para dar lugar a uma ferramenta analítica. É fabuloso", afirma Rodrigo Pompeu, consultor de BI & Data Quality da Ipiranga.

Um dos pontos que se destacaram para o sucesso do Oracle Analytics, por exemplo, foi a criação de relatórios de forma rápida e seu uso no time e com clientes internos. Depois de debates e ideias baseadas em dados, as áreas chegam em uma resolução comum para diminuir consideravelmente o tempo de resposta e melhorar a experiência de seus clientes durante a jornada de atendimento.

"Essa organização de dados é o que justifica os nossos resultados e guiam nossas tomadas de decisão. Isso só foi possível graças a essa automatização de dados e autonomia dada ao nosso time para consumo e utilização desse conteúdo. Nosso tempo de resposta diminuiu em 50%, por exemplo. A satisfação do cliente aumentou em 10 pontos", explica Douglas Castanheira.

Isso refletiu na rotina do time de atendimento da Ipiranga. Uma reunião para debater a análise de relatórios levava em média duas horas e, hoje com o apoio do Oracle Analytics, a reunião não passa de uma hora, deixando os times cada vez menos operacionais e atuando de forma muito mais estratégica.

"Agregar valor para os negócios da Ipiranga é motivo de orgulho para a Oracle. É uma empresa que está sempre criando e inovando seus negócios atendendo as expectativas de seus clientes. Vamos sempre oferecer ferramentas que fazem do grupo um exemplo de investir e acelerar tecnologias em prol de seus consumidores em todo o Brasil", conclui Marcos Pupo, vice-presidente sênior de Oracle Cloud para América Latina.

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