A Zenvia quer ampliar o acesso ao Google Messages RCS — Rich Communications Service a todos os clientes. Para isto, as empresas fortaleceram a parceria que já tinha estabelecido e lançaram um programa exclusivo para os clientes de ambas expandirem o uso do RCS no mercado brasileiro.
O Google Messages RCS permite maior customização das mensagens enviadas, além de inclusão de formatos multimídia, funcionando como um novo canal de comunicação para aprimorar a jornada do cliente.
Com recursos mais avançados do que as mensagens SMS, o serviço permite aos usuários compartilharem não apenas texto, mas imagens, vídeos, localização e outros tipos de mídia de forma mais dinâmica, buscando maior engajamento entre os usuários. Além de mensagens mais personalizadas, existe uma criptografia de ponta a ponta com a adição de logo personalizado da marca e verificação do canal pelo Google.
"Com um alcance de mais de 800M de usuários únicos mensais, o Google Messages RCS vem para somar na estratégia multicanal das empresas. Ele oferece uma experiência repleta de funcionalidades integradas ao ecossistema do Google, como integração com o Calendário e a Carteira do Google, garantindo um experiência muito mais rica para os usuários", afirma Kaio Marin, Líder da estratégia de Go To Market do RCS na América Latina.
O RCS está disponível somente para dispositivos Android, que hoje representam mais de 80% da base instalada de smartphones no Brasil. Para assegurar a efetividade da comunicação para os outros dispositivos, a solução da Zenvia permite redirecionar, de forma automática, uma campanha de RCS para o SMS, garantindo, assim, a entrega da mensagem.
Um outro diferencial do RCS é a análise mais profunda de métricas, sendo possível ter acesso a dados, como confirmações de leitura, cliques e interações.