Muitas organizações acreditam no reflexo positivo da cultura de inovação para o destaque dos negócios, mas não sabem como aplicá-la. Para se ter um ambiente organizacional inovador, é fundamental contar com a diversidade e ter uma liderança inspiradora.
Cultura de inovação como método de criação
Na década de 1940, o economista alemão Joseph Alois Schumpeter introduziu o conceito de cultura de inovação como o processo de transformação industrial que revoluciona as estruturas econômicas internas das organizações. Isso envolve a 'destruição' das antigas formas de pensamento para, assim, possibilitar a criação contínua de novos métodos.
O objetivo é motivar e envolver os colaboradores em iniciativas criativas, buscando criar novas oportunidades para o negócio e alcançar resultados positivos.
O papel da liderança para um ambiente organizacional inovador
Bons líderes são aqueles que não apenas incentivam a inovação, mas também modelam comportamentos inovadores e criam um ambiente no qual a experimentação e o pensamento criativo são valorizados.
Os líderes devem promover um ambiente de abertura e transparência. Isso inclui encorajar os colaboradores a compartilharem suas ideias, mesmo que elas possam parecer não convencionais. Além disso, o feedback deve ser construtivo, permitindo que os colaboradores aprendam com suas experiências e aprimorem suas ideias.
As ações dos líderes têm um efeito direto na cultura da organização. Sendo assim, eles desempenham um papel fundamental na construção e sustentação da cultura de inovação.
A liderança deve entender as necessidades individuais e coletivas dos colaboradores, alinhadas às demandas do negócio. Por causa disso, é essencial que os líderes compreendam a importância da diversidade e inclusão.
O que diversidade tem a ver com inovação ?
A diversidade pode ser entendida como a variedade de pensamentos e perfis, com mulheres e homens de diferentes raças, idades e classes sociais.
O estudo "Getting to Equal 2019: Creating a Culture That Drives Innovation", realizado pela Accenture, revelou que investir em diversidade e inclusão é fundamental para as organizações que desejam se tornar inovadoras. A pesquisa destacou que colaboradores em ambientes inclusivos têm menos medo de errar e percebem menos barreiras para a inovação.
Esses dados indicam que empresas que adotam políticas de diversidade estão mais bem posicionadas para gerar novas ideias. Pelo fato da inovação ser um diferencial competitivo, a diversidade pode servir como um motor para a lucratividade e criação de valor.
Um exemplo é que uma organização com uma equipe diversificada pode desenvolver soluções mais inclusivas e acessíveis, alcançando uma base de clientes mais ampla e, por consequência, um maior sucesso no mercado.
Inovação como processo constante
Criar um ambiente organizacional inovador não é apenas uma questão de adotar práticas modernas, é um processo profundo que envolve mudança cultural.
Colaboradores que se sentem valorizados e incluídos estão mais dispostos a experimentar e compartilhar novas ideias, ampliando as oportunidades de inovação. Por outro lado, uma boa liderança é o catalisador que direciona e sustenta essa cultura de inovação.
Ana Clara Corneau Soares, technology evangelist na ManageEngine.