Gestora de 11 aeroportos no país, Aena implementa o SAP S/4HANA

0

A Aena expandiu a sua atuação no Brasil, passando em 2023 a operar mais 11 terminais aeroportuários, incluindo o de Congonhas. Para garantir uma gestão integrada entre todos os 17 aeroportos sob sua concessão, escolheram a T-Systems para implementar o SAP S/4HANA nos novos terminais, alinhando-se aos padrões globais da matriz.

A implementação do sistema exigiu colaboração entre equipes da T-Systems e da Aena, enfrentando prazos desafiadores e complexidades regulatórias regionais. O sucesso do projeto foi atribuído ao comprometimento das equipes, à governança eficaz e à liderança participativa, resultando em uma implementação estável e sem nenhum impacto negativo.

O Desafio

A partir de um plano ambicioso de atuação no Brasil, a operadora global de aeroportos Aena iniciou em 2020 a administração da concessão de seis aeroportos da Região Nordeste. Em agosto de 2022, venceu o leilão dos terminais de mais onze aeroportos, incluindo o Aeroporto de Congonhas, transformando-se na maior operadora aeroportuária do país.

Com o compromisso de assumir as operações desses novos terminais em outubro de 2023, a operadora tinha pouco tempo para implementar um sistema de gestão que a permitisse operar com estabilidade e excelência desde o primeiro dia, de forma integrada ao sistema dos aeroportos do Nordeste e em conformidade com os padrões exigidos pela sua matriz na Espanha.

Buscando atuar em completo alinhamento com os contratos globais, a Aena procurou a T-Systems para realizar a implementação do ERP SAP S/4HANA em sua operação no Brasil. Mas o principal fator levado em consideração na hora de fechar essa parceria foi a capacidade da T-Systems do Brasil de superar o desafio de implementar o sistema de gestão e deixá-lo em perfeita operação em apenas quatro meses.

"O cronograma apresentado pela T-Systems garantiu que seria possível implementar o sistema dentro do prazo, e isso foi decisivo na hora de escolher a empresa como nossa parceira."

A Implementação

A plataforma seria responsável por garantir a confiabilidade de todo fluxo financeiro e contábil, e deveria ser uma customização e adaptação do sistema SAP que já havia sido implementado anteriormente na operação dos aeroportos do Nordeste, garantido assim a integração das informações.

No desenvolvimento da solução, a Aena pode contar com a experiência dos seus colaboradores que já tinham passado por uma implementação anterior, e também com os consultores da T-Systems, que iniciaram gradativamente as entrevistas com os usuários para revalidar a documentação que já existia, para que o desenvolvimento fosse rápido e sem erros. O objetivo foi não só construir algo novo, mas também melhorar o que já tinha sido implementado anteriormente a partir da identificação dos problemas, e fazer o lançamento em apenas quatro meses.

Nesse processo, houve o envolvimento da T-Systems da Espanha, da T-Systems do Brasil, e dos times da Aena localizados na Espanha e no Brasil. Foram levadas em consideração as especificidades regulatórias de cada um dos onze estados dos aeroportos localizados no Brasil, aumentando ainda mais a complexidade de orquestração dessa transformação, com reuniões em línguas e horários diferentes. Foi utilizada a metodologia SAP Activate, além do Power BI, para consolidação dos testes e maior visibilidade das informações em tempo real.

O Sucesso do Projeto

O cronograma estabelecido inicialmente seguiu conforme o planejado e foi possível cumprir a data do lançamento, permitindo com sucesso o início das operações, tanto na parte fiscal quanto na parte contábil e de faturamento. A correta implementação garantiu a estabilidade da solução, com total transparência, refletindo na precisão dos controles internos – fator chave para a Aena, que na Espanha tem parte de seu capital público.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.