Grupo Ultra migra rede corporativa para tecnologia IP/MPLS

0

Após três meses de análise, o Grupo Ultra decidiu migrar sua rede corporativa de longa distância para IP/MPLS com tecnologia VPN (rede privada virtual), que passará a incluir serviços de comunicação de dados, interconexão de PABXs e implantação de voz sobre IP (VoIP). A empresa contratada para analisar a WAN foi a Promon Tecnologia, que recomendou a migração.

Feita a análise de propostas de grandes operadoras de telecomunicações, o Grupo Ultra contratou a Embratel para oferecer os novos serviços baseados em tecnologia IP/MPLS. O novo contrato engloba todas as unidades do Grupo Ultra e tem duração de três anos, mas a empresa não revelou o valor do negócio.

"Além da qualidade oferecida pela nova tecnologia, a Ultragaz e demais empresas do grupo terão maior flexibilidade e uma significativa redução de custos", acredita Américo Genzini Filho, diretor da Ultragaz, empresa que detém a maior parte das localidades atendidas pela nova rede. Ele explica que com a migração terá as redes corporativas de todas as empresas do grupo (Ultragaz, Oxiteno e Ultracargo) mais integradas, o que permitirá a melhoria da gestão e da qualidade dos serviços de voz e de dados.

A Promon assessorou a Ultragaz em todas as etapas do projeto ? desenho da nova rede, preparação das solicitações de propostas (RFPs) e avaliação das propostas de fornecedores ? papel que ela desempenha junto às corporações com objetivo de orientar os seus clientes na melhor solução custo/benefício. ?A adoção de IP/MPLS é uma tendência no mercado corporativo. Temos acompanhado o crescimento do uso desta tecnologia e as vantagens tanto em economia como em suporte para voz, dados e vídeo em uma mesma infra-estrutura. Apesar dessa tendência, a análise da melhor solução deve ser feita caso a caso, de acordo com as necessidades do cliente?, diz Pedro Pedini, gerente de negócios da Promon Tecnologia.

O Grupo Ultra possui mais de cem sites, sendo 90 da Ultragaz. O projeto prevê também a implantação de VoIP em vinte e três filiais (sites) e na matriz do grupo na cidade de São Paulo, que compreende as empresas Oxiteno e Ultracargo, para comunicação de voz de longa distância.

Segundo o gerente da Promon, além da significativa redução de custos pela migração dos serviços de comunicação de dados para IP, a implantação de VoIP inicialmente nos links de maior tráfego de voz permitirá em torno de 40% de redução de custos nas ligações de longa distância nacional.

Outros benefícios para o Grupo Ultra, segundo Pedini, incluem níveis de serviços (SLAs) adequados aos requisitos de negócio e conforme a demanda por site, além da contratação de gerenciamento pró-ativo e monitoração de utilização da rede, o que vai garantir importantes melhorias no atendimento de falhas e no planejamento de capacidade da rede.

Neste momento, o Grupo Ultra está iniciando outro projeto de telefonia corporativa com a Promon, visando à atualização tecnológica, otimizações operacionais e redução de custos na sua rede de voz.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.