A GVT pretende dar um passo maior em relação ao outsourcing. A empresa anunciou recentemente que irá atuar com gerenciamento de serviços de dados, internet e voz, além de expandir seu data center para intensificar sua atuação com hospedagem de serviços. Mas o passo final ainda está em análise, já que está no radar da telco passar a fornecer servidores, banco de dados e gerência da performance de equipamentos para outras empresas.
"Estamos analisando essa possibilidade e de como ela impactará os nossos negócios. Esse mercado é muito interessante, mas primeiro precisamos ver se teremos receitas com ele. Precisamos entender como a entrada neste mercado impactará nossos resultados e de nossos clientes. Essa idéia está no nosso radar, em fase maturação", afirmou Alexander Montesdioca, gerente de produtos e serviços corporativos da GVT, ressaltando que a oferta de gerenciamento de serviços cria um caminho para a empresa disponibilizar estes tipos de serviços.
"Entendemos que o expertise que desenvolvermos com esses novos serviços podem ser usados para facilitar nossa entrada com novos serviços", frisou o executivo. A expectativa da empresa é de que o gerenciamento de serviços de voz, dados e internet estejam agregados entre 50% a 60% das novas vendas de dados e internet. A GVT já está negociando com três grandes empresas para ofertar gerenciamento. "Devemos fechar esses contratos até o fim do ano", comentou Montesdioca.
Para atuar com hospedagem de servidores, outra passo importante rumo a sua atuação com outsourcing, a GVT já mira a expansão de seus data centers de Curitiba e São Paulo para suportar a demanda, mas a construção de um novo data center não está descartada pela empresa.
Segundo o executivo, neste momento a GVT analisa a disponibilidade de espaço que tem, e a idéia não é fazer um novo data center, mas trabalhar na otimização do espaço que a telcom já contempla. No entanto, a demanda que definirá a estratégia da GVT. "Mas necessariamente faremos novos investimentos nas estruturas que temos", revelou o executivo.
A empresa entende que a hospedagem de servidores também é um passo importante rumo a uma atuação mais intensa com outsourcing. "No momento que estou assumindo a responsabilidade de trazer o equipamento do cliente para dentro da minha casa, tenho de garantir um serviço de qualidade e que ele tenha a certeza que seus equipamentos estarão bem guardados. A partir desta confiança, começas a criar um novo mercado", analisou Motesdioca.