HP contrata Leo Apotheker, ex-SAP, para presidência

0

O conselho de administração da HP anunciou nesta quinta-feira, 30, a nomeação de Leo Apotheker como presidente e CEO da companhia. O executivo, que já atuou como CEO da fabricante de software alemã SAP, também ocupará uma cadeira no conselho, que designou ainda Ray Lane, sócio da Kleiner Perkins Caufield & Byers, como novo membro para ocupar o cargo de presidente não-executivo. Eles assumem as novas posições a partir de 1º de novembro.
Apoteker assume no lugar deixado por Mark Hurd, após este ter sido acusado de assédio sexual a Jodie Fisher, uma funcionária terceirizada para representar a companhia em eventos. O executivo foi alvo de uma auditoria interna que não conseguiu provar as acusações, mas confirmou que houve "desvio da conduta de negócios". Depois de receber uma indenização milionária, Hurd deixou a HP e assumiu a presidência da Oracle, no lugar de Charles Phillips (veja mais informações em "links relacionados" abaixo).
Durante mais de 20 anos, Apotheker comandou a SAP e foi considerado o responsável por tornar o negócio de software de aplicativos da empresa num dos maiores do mundo, segundo comunicado distribuído pela HP. Ela diz que o executivo ajudou a desenvolver e implementar as mudanças mais significativas na história da SAP e que, durante seu mandato, transformou a área de pesquisa e desenvolvimento (P&D), as plataformas tecnológicas e o modelo de negócio, expandindo os segmentos de clientes.
"Leo é um pensador estratégico, apaixonado por tecnologia, que tem grande experiência global e disciplina operacional comprovada – exatamente o que estávamos à procura em um CEO", disse Robert Ryan, diretor do conselho de administração. "Após mais de duas décadas no setor, ele tem um forte histórico de condução de inovação tecnológica, construindo relacionamentos com clientes e desenvolvendo equipes."
Apotheker deixou o comando da SAP em meio de uma grande reestruturação da empresa, que ainda tenta se adaptar à nova realidade do mercado de software para o mercado corporativo. Depois que ele deixou a companhia, o presidente da SAP, Hasso Platner, admitiu que a empresa tinha "perdido a confiança dos clientes por causa de uma série de erros técnicos e legais", mas que Apotheker não podia ser apontado como culpado.
Já Ray Lane pertenceu ao conselho de administração de mais de 20 empresas públicas e privadas e se juntou a Kleiner Perkins em 2000. Anteriormente, atuou como presidente e diretor de operações da Oracle Corporation. No início de sua carreira, também trabalhou na Booz Allen Hamilton, EDS e IBM.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.