A Serasa Experian acaba de lançar uma plataforma global que permitirá que os clientes construam seus modelos de score de crédito em tempo real, utilizando análises e modelagens a partir da combinação de variáveis próprias com as da Serasa Experian. A ideia é que por meio desta solução online, o Ascend Technology Platform, os usuários consigam reduzir em até 75% o tempo de implantação dos modelos e tomem decisões de negócios mais rápidas e precisas, baseadas em modelos que contemplem dados de todo o mercado.
A solução possibilita que o cliente desenvolva, teste e implante modelos com a ajuda de técnicas de machine learning, inteligência artificial, linguagens open source como Phython e R e ferramentas para modelagem de ponta, sem a necessidade de integrações e esforços de TI internos do cliente. Além disso, a plataforma possui criptografia de alto nível, tanto do ambiente como dos bancos de dados, e anonimização de dados pessoais, a fim de assegurar os melhores padrões de segurança de acordo com a Lei de Proteção de Dados Pessoais.
Para o vice-presidente de Serviços de Crédito e Estratégia de Dados da Serasa Experian, Rodrigo Sanchez, a solução inédita no mercado entrega valor aos clientes e à sociedade por possibilitar a extração dos melhores insights a partir de dados mais completos. Com o Ascend Technology Platform, é possível realizar análises associando informações internas e externas da empresa com os dados da Serasa, desenvolver modelos exclusivos e gerenciar melhor suas carteiras de clientes, melhorando suas políticas de crédito e de análise de limites e reduzindo taxas de inadimplência.
Como funciona?
A plataforma inovadora é composta por diversos módulos para criação de modelos de crédito, gestão de carteiras, aquisição de clientes e tomada de decisões rápidas e precisas.
Com o módulo para criação e implantação de modelos, chamado Ascend Analytical Sandbox, o usuário terá acesso via web com duplo fator de autenticação, por meio de um front-end amigável, a um ambiente de big data escalável com alto padrão de segurança da informação e as melhores ferramentas para trabalhar com técnicas avançadas de analytics. O usuário também possui consultoria de analytics e suporte especializado para a solução.
Além disso, os modelos de score desenvolvidos com o Ascend podem ser implantados em ambiente de produção e consumidos via API, String de dados, plataformas ou lote.
"Em um ambiente de big data escalável e com alta capacidade de armazenagem e processamento de dados, a empresa ganha agilidade e eficiência na tomada de decisões, o que faz com que ela aumente a lucratividade nos negócios e desenvolva estratégias mais inteligentes de crescimento", diz Sanchez.
Nos Estados Unidos, a solução lançada pela Experian em 2017 já é utilizada por 15 das principais instituições financeiras do país, entre elas 8 dos 10 maiores bancos americanos, e já recebeu mais de US$100 milhões de investimento em infraestrutura para assegurar alta performance com os melhores padrões de segurança no tratamento de dados. Atualmente a Experian já armazena e processa mais de 1 Petabyte de dados de clientes na solução, volume cerca de duas vezes maior do que o do seu próprio banco de dados nos Estados Unidos.