Atualmente, muitas pessoas na área de tecnologia têm uma visão de que cada negócio se define pelas aplicações que oferece aos seus clientes e a vantagem competitiva que pode ser obtida na capacidade de ser ágil em construir, executar e entregar aplicações seguras de modo mais eficiente do que os concorrentes. Por isso, muitas empresas querem sair na frente no atendimento das necessidades dos clientes, utilizando novas soluções, inovando e capacitando suas equipes de TI para trazer diferencial competitivo, alavancando o crescimento das empresas.
Um recente estudo do Enterprise Cloud Index (ECI) da Nutanix mostrou que o Brasil é líder mundial na adoção de multicloud. De acordo com os dados, mais da metade dos entrevistados (54%) na pesquisa ECI no Brasil afirmaram que atualmente usam várias nuvens, privadas ou públicas, como seu modelo de implantação de TI mais comum. Dessa forma, a implantação no Brasil está bastante à frente da média global (36%). Essas estatísticas mostram como o modelo multicloud está ganhando espaço no setor brasileiro de tecnologia e tende a ganhar ainda mais nos próximos anos.
Os segmentos de negócios se modificam e se reinventam por meio das aplicações, que se adaptam às diferentes realidades e necessidades dos clientes. Utilizar ambientes multicloud para suporte das aplicações é importante para realizar este processo de mudanças. As empresas que se sobressaem geralmente aproveitam o melhor de cada fornecedor de serviços em cloud para estruturar seus ambientes de tecnologia. Buscar as soluções mais eficientes evita que os ambientes fiquem restritos e "trancados" em uma única cloud.
Por que o multicloud é tão relevante e quais desafios ele traz?
A maioria das empresas iniciou sua jornada no mundo cloud buscando atualizar seus ambientes, novas tecnologias e melhorar o custo-benefício das soluções. O ambiente cloud vai de encontro a isso, já que oferece vantagens estratégicas como melhor gestão e visibilidade de custos, resiliência, velocidade, melhora na experiência do cliente, capacitação de equipes, além de manter-se atualizado com novas tecnologias. Entretanto, alguns desafios surgem ao implementar, administrar e manter o multicloud.
A grande oferta de aplicações nativas (que nasceram na cloud) ou soluções SaaS, de aplicações que efetuam seus processamentos no limite do perímetro de rede de acesso dos usuários ou origem dos dados e o uso de clouds distintas (cada uma com suas regras de administração, ferramentas de gestão e processos) podem gerar desalinhamentos entre desenvolvedores e equipes de operações.
Ao mesmo tempo, clientes, fornecedores, parceiros e colaboradores precisam de acesso ininterrupto e com garantia de segurança completa em todos os pontos de acesso e transações efetuadas. As empresas precisam ter em mente que as definições de segurança e controle precisam ser aplicadas e funcionar igualmente em todos os ambientes cloud em uso, ou seja, as regras devem ser as mesmas e responder igualmente independentemente da cloud utilizada.
Apesar de as aplicações futuramente tornarem-se mais eficientes, rápidas e entregarem novas soluções, esse panorama traz um novo desafio: o de levar maior capacidade de processamento cada vez mais próximo do usuário, reduzindo a latência. O controle do destino de empresa, tanto em decisões relacionadas ao ambiente de negócios atual como nas escolhas estratégicas futuras, passa pela manutenção da liberdade que as estratégias multicloud podem trazer. É importante escolher sabiamente em que cloud uma aplicação será construída e executada, levando em consideração os próximos anos.
O uso de ambientes multicloud é uma opção para empresas que querem maior agilidade, liberdade de escolha e controle de custos. No aspecto da segurança, as soluções precisam ser diversificadas pelo fornecedor de cloud e devem possibilitar cobertura para os diferentes provedores de serviços utilizados. Esta postura reduz drasticamente a complexidade de gestão de regras, garantindo que as mesmas configurações e diretrizes estejam sendo utilizadas para todas as clouds, nas quais a proteção do ambiente é gerida de maneira abrangente e para todo ambiente de tecnologia.
O cenário atual das soluções multicloud está se transformando rapidamente e o futuro pode ser ainda mais diversificado e complexo para a administração dos profissionais de tecnologia e segurança. No final das contas, as empresas que desejam utilizar com sucesso o multicloud devem buscar o equilíbrio entre a liberdade de escolha dos ambientes cloud, utilizando o que cada um deles possui de melhor, e o controle adequado destes ambientes, mantendo a segurança dos dados, acessos e informações.
Helder Ferrão, Gerente de Marketing Latam Akamai Technologies.
CLOUD EVOLUTION FORUM
A TI Inside promove nos dias 25 e 26 de outubro, o Cloud Evolution Forum, evento 100% digital, abordando temas como a gestão de nuvem multicloud, entre outros. A incrição é gratuita e pode ser feita no site https://tiinsideplay.com.br/inscricao/