A Dell Technologies apresenta uma nova solução de infraestrutura de nuvem para telecomunicações, coprojetada com a Wind River, para ajudar os provedores de serviços de comunicações (CSPs) a reduzirem a complexidade e acelerarem suas implementações de rede nativas da nuvem. Para deixar essas soluções ainda melhores, o programa de certificação para parceiros de telecomunicações da Dell simplifica o processo para parceiros de tecnologia validarem e integrarem seus produtos dentro de um ecossistema de tecnologia aberta com crescimento rápido.
A Analysys Mason estima que o setor de infraestrutura de nuvem de rede de CSPs quadruplicará, passando de US? 6,9 bilhões em 2020 para US?30,1 bilhões até 20261. Contudo, ao contrário das nuvens típicas usadas pelas empresas, as nuvens para redes móveis devem lidar com áreas geográficas espalhadas, contratos com níveis exigentes de serviço (SLAs) e ao mesmo tempo devem oferecer suporte a uma ampla gama de tecnologias de software, computação e rede que tornam essas implantações complexas e de alto custo.
A Dell está adotando uma abordagem totalmente nova para solucionar as complexidades de implementações de rede nativas da nuvem com o Dell Telecom Infrastructure Blocks. O bloco de infraestrutura totalmente projetado e nativo da nuvem simplifica a implementação e o gerenciamento de redes de nuvem para telecomunicações, além de acelerar a introdução de novas tecnologias e reduzir os custos operacionais (OpEX).
Uma pesquisa da ACG estima que os CSPs implementando Dell Telecom Infrastructure Blocks podem reduzir os custos operacionais em 42%, resultando um retorno sobre o investimento de 134% em 5 anos comparado à implementação de infraestrutura de nuvem de telecomunicações sem a solução da Dell2. Como o modo mais rápido de implementar a Dell Telecom Multicloud Foundation, lançada este ano, esses blocos incluem servidores Dell PowerEdge, o software de gerenciamento Dell Bare Metal Orchestrator, e plataformas de software de nuvem para telecomunicações à escolha do CSP, começando pelo Wind River Studio.
A Dell é a primeira empresa a lançar um sistema coprojetado com o Wind River, desenhado e integrado de fábrica para hospedar cargas de trabalho de telecomunicações que podem ser escaladas facilmente com automação e suporte agilizado da Dell para toda a pilha de infraestrutura3. Os blocos validados e pré-integrados de hardware e software são projetados para atender a requisitos de carga de trabalho e casos de uso de telecomunicações, distribuindo o núcleo da rede para unidades distribuídas (DU) e unidades centralizadas (CU) de Open RAN. Com a solução Telecom Infrastructure Blocks for Wind River, os CSPs podem:
• Reduzir o tempo gasto com os processos de planejamento, design, validação, aquisição e atualização.
• Automatizar a implementação e o gerenciamento do Wind River Studio, reduzindo de modo significativo a complexidade e o esforço operacional de gerenciar uma nuvem distribuída, enquanto ajuda a garantir uma experiência consistente para o ambiente de rede de telecomunicações.
• Diminuir custos e tempo gasto para integrar e implementar infraestrutura em uma carga de trabalho com integração de fábrica e custos operacionais reduzidos, com testes contínuos de design e integração.
• Ganhar acesso agilizado 24 horas por dia aos especialistas da Dell para toda a pilha de nuvem, incluindo Wind River Studio, com opções para tempos de resposta e restauração garantidos. Os serviços da Dell fornecem suporte proativo, preditivo e reativo para maximizar o tempo ativo.
A Wind River oferece soluções maduras prontas para produção com base na tecnologia comprovada do Wind River Studio, utilizada em implantações nas principais operadoras do mundo. O Wind River Sudio fornece a camada de Containers-as-a-Service para uma nuvem distribuída e as ferramentas para automatizar e otimizar em escala as operações do "Dia 2" de uma Telco Cloud.
À medida que o ecossistema aberto do setor de telecomunicações continua a crescer, fica mais difícil garantir que as tecnologias possam trabalhar em conjunto integralmente para dar suporte aos requisitos de rede de cada CSP. A Dell está apresentando o Telecom Partner Self-Certification Program para ISVs e outros parceiros do setor para certificar o preparo do seu software para integração com o hardware da Dell.
Os parceiros terão acesso a um processo simples e transparente para validar suas soluções nos equipamentos de hardware e sistemas operacionais disponiveis no Dell Open Telecom Ecosystem Lab. Depois que suas soluções são certificadas, os parceiros têm a garantia de que seu software é compatível e está pronto para implementação nas plataformas de telecomunicações da Dell. As primeiras soluções a serem certificadas como parte do Telecom Partner Self-Certification Program são Intel, Litmus e Versa Networks.