O Banco Central do Brasil (BC) dia vulgou nesta segunda-feira, 30, a ocorrência de incidente de segurança com dados pessoais vinculados a chaves Pix sob a guarda e a responsabilidade da Qesh Instituição de Pagamento Ltda), em razão de falhas pontuais em sistemas dessa instituição.
Não foram expostos dados sensíveis, tais como senhas, informações de movimentações ou saldos financeiros em contas transacionais, ou quaisquer outras informações sob sigilo bancário. As informações obtidas são de natureza cadastral, que não permitem movimentação de recursos, nem acesso às contas ou a outras informações financeiras.
As pessoas que tiveram seus dados cadastrais obtidos a partir do incidente serão notificadas exclusivamente por meio do aplicativo ou pelo internet banking de sua instituição de relacionamento. Nem o BC nem as instituições participantes usarão quaisquer outros meios de comunicação aos usuários afetados, tais como aplicativos de mensagens, chamadas telefônicas, SMS ou e-mail.
O BC informa que foram adotadas as ações necessárias para a apuração detalhada do caso e serão aplicadas as medidas sancionadoras previstas na regulação vigente.
Mesmo não sendo exigido pela legislação vigente, por conta do baixo impacto potencial para os usuários, o BC decidiu comunicar o evento, tendo em vista o compromisso com a transparência que rege sua atuação.
Comunicado Importante – Fraudes
Em sua página web, a Qesh publicou o seguinte comunicado:
Informamos que o sistema de antifraude da Qesh identificou e bloqueou fintech's com atividades fraudulentas envolvendo chaves PIX e fraudes relacionadas ao Imposto de Renda (IR), Detran, PASEP, entre outras instituições.
Graças ao nosso sistema de segurança, conseguimos impedir que os fraudadores acessassem contas e realizassem saques indevidos.
Se você foi vítima dessa situação e verificou que o pagamento de seu IR ou qualquer transação destinada ao Detran ou PASEP foi direcionado à Qesh Instituição de Pagamento LTDA, solicitamos que entre em contato imediatamente com a nossa ouvidoria pelo e-mail ouvidoria@qesh.ai, para que possamos proceder com a repatriação do seu dinheiro.
Lamentamos por qualquer inconveniente causado e reforçamos nosso compromisso em atuar de forma proativa para prevenir fraudes.
Atenciosamente
Qesh Instituição de Pagamento LTDA