Clientes da SoftwareOne podem testar Copilot em laboratório imersivo

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A SoftwareOne colocou à disposição dos clientes um laboratório virtual imersivo para testes e experimentos com a inteligência artificial da Microsoft, o Copilot. Por meio de uma plataforma personalizada, é possível ter acesso a toda a suíte do Microsoft 365, com a tecnologia já instalada.

A partir disso, o usuário é guiado por um especialista da companhia para testá-lo antes de adquirir a licença, discernindo se essa é realmente a melhor decisão para o seu negócio. A fase piloto da ação contou com 165 usuários únicos, de 25 empresas, que tiveram acesso ao sistema por cerca de uma hora e meia.

Para oferecer essa experiência personalizada ao mercado, a SoftwareOne realizou uma imersão e identificou que, ao conectar as fontes de dados da empresa com a Inteligência Artificial, é necessário analisar com profundidade a área de segurança da informação. "Existem documentos confidenciais que não deveriam estar disponíveis para consultas em tecnologias como essa, que tornam o dado público", afirma Samir.

Caso de sucesso

Para contar com testemunhos reais que comprovassem a importância e a aplicabilidade do Copilot nos negócios era extremamente importante, empresa desenvolveu uma solução para o seu próprio setor de Recursos Humanos.  O Diretor de Recursos Humanos Brasil da SoftwareOne, Eduardo Prazeres, relata que a escolha da área para esse projeto piloto se deu pela preocupação da empresa em colocar as pessoas no centro.

"Hoje, dependemos 100% das pessoas, e otimizar a experiência do colaborador é sinônimo de eficiência, produtividade e engajamento. Além disso, um dos maiores desafios no processo de adesão de novas tecnologias é justamente o aculturamento das pessoas. Por isso, começar por esse pilar é um grande orgulho para nós", avalia.

A solução, que está em andamento apenas na unidade do Brasil, segue em fase de educação da Inteligência Artificial. "Atualmente, o acesso é liberado a um grupo fechado para testes. Após a conclusão de toda a parametrização, o próximo passo é estudar a viabilidade de compartilhar o sistema para 100% das nossas pessoas no Brasil, o que precisa ser autorizado inicialmente pelo time global", esclarece Prazeres.

Entre os benefícios dessa implementação elencados pelo especialista, destacam-se o suporte 24×7 e em tempo real ao funcionário, a possibilidade de tirar dúvidas sem precisar abrir um ticket e aguardar o SLA de retorno da área e a redução da carga operacional do time do setor.

Prazeres elucida que o plano de desenvolvimento do colaborador, por exemplo, conta com um documento que tem suas aspirações, fortalezas e gaps para que ele chegue ao objetivo de carreira traçado. "Esse material norteia o que ele precisa buscar para evoluir e temos a grande expectativa de que a IA consiga apoiá-lo com uma análise do plano e a indicação das capacitações mais indicadas, bem como onde ele pode consegui-las", ratifica.

Pelo ponto de vista das automatizações da operação, Prazeres afirma que a IA consegue gerar todo o processo rescisório de um colaborador a partir do input dos dados. "É possível conseguir de forma rápida e fácil o saldo de FGTS, os cálculos e, ainda, a redação dos documentos necessários. Além disso, o time de Recursos Humanos também sai ganhando com apresentações em PowerPoint a partir apenas de um rascunho em Word de um projeto, análises de pesquisas internas e resumos de reuniões", pontua.

Embora na área de RH a utilização do Copilot esteja mais madura e customizada, outras áreas da SoftwareOne também já têm explorado a tecnologia, como o marketing, para criação de imagens e apresentações, e o jurídico, para análise de contratos.

Companhia criou ainda um ambiente interno de IA, via Copilot, para seu próprio setor de RH

Prazeres conclui que uma das aspirações da organização com o projeto é se tornar o maior parceiro de Copilot da Microsoft no mundo. "Acreditamos muito no potencial da Inteligência Artificial para acelerar os negócios e estamos preparados para apoiar as empresas de maneira personalizada rumo a essa jornada de evolução digital. Queremos, no entanto, que elas façam adesões conscientes e que realmente otimizem sua operação, por conta disso saímos na vanguarda com esse projeto tão robusto, capaz de permitir uma experiência real, com acesso aos benefícios na prática, endossando a relevância que conferimos às pessoas no centro de qualquer negociação", finaliza.

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