Em uma nova pesquisa da YouGov, consumidores de 17 mercados internacionais foram questionados sobre como o uso de IA por uma empresa em seus produtos ou serviços afetaria sua decisão de comprar deles. Em média, 21% dos consumidores dizem que são mais propensos a comprar, 41% disseram que não faria diferença e outros 21% disseram que seriam menos propensos a comprar.
Na região da Ásia-Pacífico e nos Emirados Árabes Unidos, as opiniões variam muito. A Índia se destaca com 52% dos consumidores mais propensos a comprar de uma empresa que usa IA, o mais alto entre todos os mercados. Emirados Árabes Unidos e Hong Kong seguem, com 48% e 44%, respectivamente, mais probabilidade de comprar. A Indonésia tem 35%, enquanto a Austrália tem 25% dos consumidores com o mesmo sentimento.
Na Europa e na América, muitos consumidores são cautelosos em relação à IA. Os consumidores britânicos e suecos são menos propensos a comprar de empresas que usam IA (32%, respectivamente). A Alemanha e o Canadá têm 25%, enquanto a França e a Dinamarca têm 24% menos probabilidade de comprar de uma empresa integrada à IA. Na Itália e na Polônia, 18% e 19% são menos prováveis, respectivamente.
Na América do Norte, as opiniões novamente se inclinam para o ceticismo. No Canadá, 25% são menos propensos a comprar de uma empresa integrada à IA. Os EUA mostram o menor interesse, com 36% menos probabilidade de comprar. Isso indica uma forte relutância em relação à IA nesses mercados.