A Claro pretende dar maior ênfase ao mercado corporativo, oferecendo o portfólio completo de smatphones e soluções de e-mail móvel. ?Crescemos mais de mil por centro no segundo semestre em relação ao primeiro, quando oferecíamos apenas o Palm-Treo ao mercado corporativo?, afirmou Roberto Guenzbuguer, diretor de marketing da empresa.
A área corporativa é uma das estratégias que a Claro pretende seguir para crescer ?dois dígitos no próximo ano?, disse o presidente da empresa, João Cox, ao explicar que nos últimos 12 meses conquistou 4,8 milhões de novos clientes, crescimento de 27,4% em relação ao mesmo período do ano anterior, totalizando 22,1 milhões no terceiro trimestre.
A receita no 3º trimestre atingiu R$ 2,1 bilhões, aumento anual de 15,1%. O crescimento da receita de serviços 3º trimestre foi 45,2% superior em relação ao mesmo período do ano anterior. Ajustando-se o período para o ?full bill? o crescimento foi de 23,7%.
Guenzbuguer disse o portfólio da Claro inclui além do Palm Treo, a linha Blackberry, o QTek 9100 e com exclusividade o Nokia E62. Trabalham com todos os sistemas operacionais, Palm-OS, Symbiam, Windows Mobile e Linux.
Ele promete lançar em breve, com exclusividade, o Motorola A-1200, uma smartphone que é ao mesmo tempo um celular , PDA, MP3 Player, com câmera de vídeo e uma tela touchscreen de 2.4 polegadas.
Outra ênfase dada ao mercado corporativo é o sistema Gestor on Line, oferecido ao cliente para que o mesmo faça todas as combinações de uso que desejar, com o melhor aproveitamento de tarifas e preço das ligações.
Segundo Cox, a empresa também deseja melhorar sua qualidade de atendimento, pois considera que os investimentos realizados nos dois últimos anos na unificação da plataforma de billing, de produtos e da marca, vão permitir essa melhoria. ?Considero que atender bem o consumidor é uma questão de respeito e educação. Ele tem um contrato conosco e nossa obrigação é atendê-lo bem?, enfatizou.
A Claro tem call center instalados em Campinas, Rio Grande do Sul e Campinas e um contrato de terceirização com a CSU e Brasil Center.
Subsídios
A Claro fechou o terceiro trimestre com uma participação de mercado de 23,1%, ante 21,6% no mesmo período do ano passado. Dos novos clientes adicionados às bases das companhias, 36,4% foram para a Claro. E a margem Ebtida acumulada até setembro de 2006 foi de 12,5%, ante uma margem negativa em 4% no mesmo período do ano passado.
?Nos criticavam muito por causa dos subsídios. Mas cada empresas faz de uma maneira, e a maneira como nós fazemos tem surtido resultados, tanto é que estamos conseguindo aumentar o market share e, ao mesmo tempo, a margem Ebtida?, disse Cox.
Segundo ele, a Claro está mais agressiva no mercado, estratégia que deverá levar a empresa à liderança do mercado. "O subsídio de aparelhos faz parte dessa estratégia."
Cox comemora também o aumento de áreas onde a empresa é líder. Segundo dados da Anatel apresentados pela empresa, em março a Claro liderava nas áreas com DDD 53 e 16. Em setembro, a empresa registrou maior número de clientes nas áreas com DDD 53, 16, 75, 63 e 69.