O Google acusou o golpe e decidiu reagir. Uma semana depois de perder a disputa para a Microsoft por uma participação minoritária no site de relacionamento Facebook, Larry Page e Sergey Brin, os fundadores da empresa, parecem ter tido outra idéia mirabolante, desta vez, para barrar as aspirações de Bill Gates de dominar também o mercado de publicidade na internet.
Nesta a quinta-feira (1/11), alguns dos líderes das redes sociais, capitaneados pelo Google, devem anunciar a formação de uma aliança que tem como alvo exatamente o site criado Mark Zuckerberg. O grupo planeja introduzir um conjunto de normas comuns para permitir que desenvolvedores escrevam programas para a rede social do Google, o Orkut, bem como para o LinkedIn, hi5, Friendster, Plaxo e Ning, segundo o The New York Times.
A estratégia é tentar acuar o Facebook nas cordas, que recentemente abriu o seu serviço para desenvolvedores. Desde então, mais de 5 mil pequenos programas foram construídos no site de relacionamento, e alguns foram adotados por milhões de usuários do Facebook. A maioria desses programas foram instalados para conexões entre amigos e para estender essas conexões entre eles. Outros usam programas de feeds, uma espécie de ?alimentador de notícias? que alerta os usuários do Facebook sobre o que seus amigos estão fazendo.
O New York Times ficou sabendo da formação da aliança por meio de uma fonte próxima a uma das empresas que participam do grupo. O Google, que tinha planejado anunciar a novidade numa festa na quinta-feira à noite, mais tarde confirmou o plano ao jornal americano.
"O plano vai difundir a idéia de que os programas escritos para o Facebook estão disponíveis somente para o site de relacionamento", disse a mesma fonte, que pediu para não ser identificada, por não ser autorizada a falar em nome da aliança. O grupo que será formado em torno da nova plataforma, que vem sendo chamada de OpenSocial, pretende bater forte na tecla de que os programas desenvolvidos para seus sites são totalmente compatíveis entre si, segundo a fonte.
A aliança incluirá fornecedores de software de negócios, como a Salesforce.com e a Oracle, que estão se movimentando no sentido de deixar que terceiros escrevam aplicativos que poderão ser acessados por seus clientes.
O anúncio da OpenSocial também deve atropelar o lançamento pelo Facebook, esperado para a próxima semana, de um novo sistema de publicidade, que alguns analistas acreditam poderá competir com o Google.
O diretor de gerenciamento de produtos do Google, Joe Kraus, jura, no entanto, que as conversações sobre a formação da aliança vêm de muito antes da anúncio da escolha da Microsoft para investir no Facebook. "Obviamente, que gostaríamos muito de sermos parte dele", disse, sem fornecer mais detalhes sobre o plano.
Os desenvolvedores de alguns dos aplicativos mais populares do Facebook, incluindo iLike, Slide, Frixter e RockYou, são esperados para o anúncio na sede do Google, na Califórnia, na quinta à noite, e, segundo o jornal, devem anunciar que vão adaptar os seus programas à plataforma OpenSocial.