O BlackBerry Partners Fund, fundo de capital de risco constituído com enfoque em aplicações e serviços para a plataforma BlackBerry e outros dispositivos móveis, anunciou na quarta-feira, 29, os seus primeiros três investimentos: no Buzzd, um site que funciona como um guia móvel de cidade; no Digby, um site móvel para quem quer fazer compras; e no WorldMate, site de planejamento e gestão de viagens.
Desde que a Apple lançou o iPhone, calcula-se que os usuários do smartphone tenham baixado centenas de milhões de aplicações da iTunes App Store, da Apple. A Kleiner Perkins Caufield & Byers iniciou o iFund, que investe em start-ups que desenvolvem aplicações para o iPhone.
A Research in Motion (RIM), que fabrica o BlackBerry, quer tornar o smartphone uma mania. Na semana passada, a empresa disse que iria abrir uma loja de aplicativos em março próximo. O BlackBerry Fund, que tem US$ 150 milhões em caixa, anunciou em maio que irá ajudar algumas das start-ups que desenvolvem aplicações a crescer com aportes de US$ 250 mil até US$ 5 milhões. Diferentemente da rival iFund, ela está investindo em empresas que fazem todos os tipos de aplicações para smartphones e não somente para o BlackBerry ou iPhone.
"Esses dispositivos estão se tornando tão incrivelmente poderosos que poderemos fazer praticamente qualquer coisa em um smartphone que fazemos hoje em um computador", disse Kevin Talbot, co-gestor da parceira do BlackBerry Partners Fund e diretor da RBC Venture Partners, em declaração ao jornal americano New York Times.
O BlackBerry Fund é co-gerido pela RBC e JLA Ventures, e seu dinheiro vem da RIM, do Royal Bank of Canada e da Thomson Reuters. O fundo tem em vista 3 mil planos de negócios, e as três primeiras sementes ele já plantou.
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