Um mês após o lançamento do domínio "b.br", diversas instituições financeiras já o utilizam. Atualmente, o novo endereço é usado pelo Banco Alfa, Banco Bonsucesso, Bradesco, BVA, Banco Cooperativo Sicredi (Bansicredi), Banco Industrial e Comercial, Banco Prosper, Banco Schahin, Banco do Estado do Rio Grande do Sul (Banrisul) e Paraná Banco.
De acordo com o Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), entidade que implementa as decisões e projetos do Comitê Gestor da Internet no Brasil, o principal objetivo dessa iniciativa é garantir maior segurança aos usuários que utilizam a rede para efetuar transações bancárias. "Essa medida dedica um espaço exclusivo às instituições financeiras e as diferencia das demais aplicações comerciais, evitando uma série de fraudes", explica Demi Getschko, diretor-presidente do NIC.br.
Além do seu caráter restrito, o domínio "b.br" conta com a adoção obrigatória do protocolo DNSSEC, que adiciona segurança ao Sistema de Nomes de Domínios (DNS, na sigla em inglês) por meio da assinatura automática das respostas, o que impossibilita a maioria das fraudes que utilizam o "desvio de acesso" ao DNS.