A Progress Software assinou um acordo definitivo para adquirir a Telerik AD, fornecedora de ferramentas de desenvolvimento de aplicações, por US$ 262,5 milhões. Com a expectativa de que a incorporação da empresa traga um rápido retorno financeiro já no primeiro ano após a aquisição, a fabricante de software de gerenciamento de aplicações diz que a combinação dos portfólios criará uma oferta abrangente de plataforma em nuvem e nas instalações do cliente (on premise).
Segundo a Progress, as soluções da empresa são usadas por uma comunidade formada por 1,4 milhão de desenvolvedores, que podem criar rapidamente aplicativos através de dados e direcionados para qualquer dispositivo ou aplicação em nuvem. O portfólio da Telerik abrange ferramentas de desenvolvimento de interface do usuário e de gerenciamento do ciclo de vida da aplicação; uma plataforma baseada em nuvem, e um sistema de gerenciamento de conteúdo web para criar e gerenciar sites corporativos dinâmicos.
"A criação de aplicativos hoje é realmente complexa. Os desenvolvedores também devem lidar com a segurança, dimensionamento, enormes quantidades de dados e a capacidade de implantação em um grande número de dispositivos diferentes", observa Phil Pead, CEO da Progress, ao ressaltar que a força das ferramentas da Telerik está em ajudar os desenvolvedores a criar interfaces de usuário personalizadas e elegantes para sua nuvem, ou aplicações in loco baseadas na web.
A receita da Telerik nos últimos doze meses foi de mais de US$ 60 milhões, com um crescimento anual de receitas de mais de 20%.
A previsão é que a aquisição seja concluída no início de dezembro, após a obtenção de autorizações regulatórias e o cumprimento de outras condições habituais de fechamento. A Progress irá financiar uma parte do valor da compra.