Apoiar a jornada dos produtores rurais em suas tomadas de decisão está entre os principais objetivos do serviço de inteligência artificial lançado pela Mosaic Fertilizantes, uma das maiores produtoras globais de fosfatados e potássio combinados. Unindo inovação, conhecimento agronômico e informações sobre produtos da empresa, o chatbot Fer está à disposição gratuitamente via WhatsApp.
"Com o avanço da transformação digital, uma série de novas tecnologias têm sido utilizada por empresas de vários segmentos. No agro, a inteligência artificial vem mudando a maneira como as empresas prestam serviços e se relacionam com os clientes. A Mosaic Fertilizantes inova no setor e lança agrônoma digital com inteligência artificial para apoiar produtores rurais. Elaborado com base na cultura customer centricity, o chatbot Fer é capaz de compartilhar informações com os clientes para apoiá-los com conhecimentos específicos sobre boas práticas agronômicas para maximização da produtividade na lavoura", afirma Samuel Bortolin, gerente de Marketing da Mosaic Fertilizantes.
Além do uso pelos produtores rurais, a ferramenta também é útil para capacitar as forças comerciais próprias e dos canais de distribuição. "Trata-se de uma ferramenta estratégica de autoatendimento que oferece soluções rápidas para perguntas recorrentes, como recomendação de quantidade de nutrientes necessários aos solos e previsão meteorológica, tudo de acordo com as culturas e informações relacionadas aos produtos da Mosaic Fertilizantes", diz Bortolin.
O gerente da empresa ressalta a capacidade do "robô" em oferecer informações técnicas de maneira ágil e consistente, facilitando o dia a dia do produtor rural. "A dúvida que antes o produtor levava dias para esclarecer agora ele resolve em poucos minutos, inclusive em relação às questões técnicas, que envolvem análise de solo, por exemplo. A Mosaic Fertilizantes mais uma vez sai na frente para ampliar o relacionamento com agricultores e pecuaristas e a difusão de informações entre profissionais e estudantes do segmento de forma disruptiva e inovadora", destaca.