Clavis inaugura laboratório de cibersegurança em parceria com a Universidade Federal de Itajubá

0

A Clavis Segurança da Informação inaugurou o Laboratório de Inteligência Cibernética (LINC), localizado na Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI), em Minas Gerais. A nova unidade será financiada pela Clavis no âmbito do projeto PlatCiber, que tem por objetivo o desenvolvimento de ferramentas e métodos de cibersegurança para infraestruturas críticas. O projeto tem o apoio financeiro da Finep no âmbito da Chamada de Apoio à Base Industrial de Defesa.

A inauguração do laboratório contou com a presença do Diretor de Negócios e Cientista-Chefe da Clavis, Raphael Machado, e envolveu uma visita às instalações da UNIFEI, bem como a apresentação de palestras sobre a empresa e sua plataforma de soluções. Participaram da inauguração o reitor da UNIFEI, Edson Bortoni; o diretor do Instituto de Engenharia de Sistemas e Tecnologia da Informação da universidade, Robson Moreno, e o secretário municipal de Ciência, Tecnologia, Indústria e Comércio de Itajubá, José Fernando Grassi Bissacot. O evento reuniu ainda representantes de empresas da cidade, reconhecida como Arranjo Produtivo Local de Asas Rotativas e de Defesa.

A parceria com a UNIFEI é fundamental para a expansão da atuação da Clavis na cibersegurança das Infraestruturas Críticas. Segundo Raphael Machado, o LINC terá como objetivo desenvolver pesquisas em cibersegurança de ambientes da chamada "Tecnologia Operacional" (OT):

O LINC inclui ferramentas que reproduzem ambientes de Tecnologia Operacional típicos de infraestruturas críticas. Elas permitem a realização de testes de ferramentas de segurança em desenvolvimento pela Clavis. O professor Otávio de Souza Martins Gomes, coordenador do Projeto PlatCiber na UNIFEI, explica: "Aqui no LINC, podemos fazer testes tanto em ambientes simulados em computador quanto em plataformas de ensino e pesquisa. Assim, será possível testar as ferramentas e métodos desenvolvidos pela Clavis em ambientes totalmente controlados, sem comprometer a segurança da operação de um ambiente real".

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.