Inovar para diferenciar a experiência com o Cliente

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O Dia da Inovação, comemorado anualmente em 19 de outubro, é uma data estabelecida para inspirar empresas e indivíduos a abraçarem a mudança. E não tem como pensar em crescimento e resultado sem falar de inovação para o cliente.

Inovação é o processo de criar ou melhorar algo que já existe, com o objetivo de oferecer soluções ou criar valor para o cliente. Inovar para o cliente é essencial para empresas que desejam se manter competitivas e relevantes e em um mercado que muda constantemente. No setor agrícola, onde os desafios e demandas dos produtores evoluem rapidamente, a inovação é primordial para criar valor e construir relacionamentos duradouros.

Uma empresa com o foco no cliente tem metas, métricas e diretrizes que geram valor ao negócio dos seus clientes, e utilizam a inovação para diferenciar e melhorar sua experiência. Para ter foco no cliente é fundamental conhecer e entender seu perfil, negócio, suas dores e necessidades e compreender sua jornada.

Quanto mais competitivo for o mercado, mais a empresa precisa estar próxima ao cliente para entender o que fará a diferença para manter esta união. Para isso, é preciso oferecer parcerias e soluções inovadoras que vão gerar valor ou minimizar riscos em momentos desafiadores na jornada do cliente. Uma companhia crescerá de forma sustentável quando crescer junto ao seu parceiro e conseguir consolidar a experiência do seu produto ou serviço do início ao fim, obtendo reconhecimento e fidelização.   

A inovação nas empresas pode ser aplicada dentro e fora, em diversas etapas ao longo da jornada, e deve ser priorizada de acordo com o impacto financeiro, valor ao negócio e ao cliente. Ela não só melhora a produtividade, como também reduz custos, fortalece a marca e o elo do cliente com a empresa, gerando um ciclo de confiança. 

A inovação não se limita ao uso de tecnologia ou digitalização; ela pode ser utilizada para fortalecer as relações humanas e o vínculo comercial com os clientes. Além de avanço nos processos, a inovação pode ser uma grande aliada na consolidação de dados do seu negócio e do seu cliente, facilitando a tomada de decisões e a estruturação de agendas de relacionamento mais produtivas.

Uma empresa considera a inovação para:

  • Aumento da satisfação e fidelização: Quando a empresa inova para melhorar a experiência e atender às expectativas do cliente, ela aumenta sua satisfação. Clientes satisfeitos são mais propensos a se tornarem leais, repetir negócios e recomendá-lo a outros produtores.
  • Diferenciação da concorrência: A inovação cria diferenciais competitivos que destacam as companhias no mercado. Ao oferecer produtos, serviços ou experiências únicos, a empresa amplia a possibilidade de atrair novos clientes e fidelizar os atuais, dificultando que concorrentes ganhem espaço no mercado.
  • Acessar novos mercados e oportunidades: Soluções inovadoras permitem que a empresa acesse novos mercados e clientes que valorizam esses aspectos. Isso é especialmente importante para atender à crescente demanda global por práticas e produtos sustentáveis no agronegócio.
  • Atender às necessidades em evolução: As necessidades e expectativas dos clientes mudam conforme surgem novas tecnologias, práticas sustentáveis e desafios ambientais. A inovação permite que a empresa antecipe essas mudanças e ofereça soluções que resolvam problemas específicos dos clientes.
  • Melhoria da eficiência operacional: A inovação voltada para o cliente também pode otimizar processos internos, tornando-os mais rápidos e eficazes. Melhoria de processos e ferramentas com o foco no cliente podem e devem ser utilizadas pelas empresas que buscam a competitividade.
  • Fortalecimento da reputação e imagem da marca: Empresas que inovam são percebidas como modernas e comprometidas com o sucesso de seus clientes. Isso consolida a reputação e gera uma imagem positiva da marca, o que pode atrair mais parceiros e investidores.
  • Apoio ao crescimento sustentável e responsável: No agronegócio, a sustentabilidade é cada vez mais importante, e é com inovação que consegue atender a essa demanda, agregando valor para o cliente, para a sociedade e para o meio ambiente.

Inovar e diferenciar para o cliente é sem dúvida a melhor estratégia para garantir a sobrevivência e o crescimento de uma companhia; promovendo uma relação de confiança, valor agregado e se mantendo relevante no mercado em constante mudança. Toda melhoria com valor percebido pelo cliente pode ser considerada inovação e pode trazer resultado. 

Segundo levantamento da McKinsey de 2020, as principais tendências de inovação no agronegócio incluem o uso de tecnologias para uma agricultura mais precisa; práticas de agricultura regenerativa, como o plantio direto e o controle biológico; e a digitalização, prática pioneira entre os agricultores brasileiros aplicada ao gerenciamento de operações agrícolas.

Considerando o mercado do agronegócio e essas tendências, seguem alguns exemplos aplicados ao produtor:

  • Soluções de insumos de acordo com a necessidade, ajustadas às características do solo e do clima local. Como sementes, fertilizantes e defensivos específicos para cada necessidade.
  • Plataformas de Gestão Digital, com serviço de gestão agrícola para monitorar o ciclo de produção, controlar custos e realizar o planejamento financeiro.
  • Soluções acessíveis e disponíveis de agricultura de precisão como sensores, drones e análise de dados, que permitem um controle muito maior sobre a produção, otimizando recursos e aumentando a produtividade. 
  • Soluções de crédito e financiamento fácil, que facilitem o investimento em tecnologia e insumos. Parcerias com bancos e fintechs, que oferecem taxas competitivas e financiamento específico para o setor agrícola, ajudam os produtores a manter o fluxo de caixa.
  • Soluções de rastreabilidade e certificações para suportar em práticas sustentáveis e de rastreabilidade. A demanda por produtos rastreáveis e certificados é crescente e pode potencializar o valor dos produtos.
  • Comunicação, transparência e relacionamento constante com o produtor, seja por meio de aplicativos, WhatsApp ou visitas frequentes. Para uma contínua atualização ou troca de informação sobre os resultados das soluções implementadas.

Essas práticas de inovação não apenas agregam valor ao produtor, mas também solidificam o papel da empresa como um parceiro estratégico para o sucesso agrícola. Exemplos como esses mostram como a inovação voltada ao produtor contribui para um setor agrícola mais sustentável, eficiente e competitivo.

Letícia Bretas, Gerente de Experiência do Cliente & Inovação da ADM no Brasil.

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