Instituições financeiras adotam dados alternativos para avaliar riscos de novos créditos

0

A LexisNexis Risk Solutions divulgou as conclusões de seu primeiro Relatório Global de Confiança no Crédito ao Consumidor. O estudo, conduzido pela Datos Insights, revela que, à medida que a visibilidade do risco do consumidor fornecida pelos dados de crédito tradicionais muda, as instituições financeiras em todo o mundo estão expandindo o uso de dados alternativos em toda a jornada de concessão de crédito ao consumidor.

Instituições financeiras globais e consumidores enfrentam um cenário de constantes mudanças econômicas e regulatórias. Para se adaptarem, os credores estão buscando formas mais eficazes de prever riscos, recorrendo cada vez mais a dados de crédito alternativos para complementar as informações tradicionais que têm sido utilizadas por décadas na avaliação do risco de crédito do consumidor.

De acordo com 97% dos entrevistados globalmente, os credores identificam a cobrança de empréstimos inadimplentes como seu principal desafio. O relatório mostra que 40% dos entrevistados observaram um aumento na inadimplência nos últimos 12 meses.

Em comparação com 2023, os credores estão menos confiantes em tomar decisões de empréstimos ao consumidor com base apenas em dados de crédito tradicionais. Setenta e oito por cento (78%) dos entrevistados globais apontam dificuldades devido à visibilidade limitada do histórico de pagamentos negativos dos consumidores. Para enfrentar as lacunas nos dados de crédito tradicionais e aprimorar seus processos decisórios, 66% dos entrevistados estão considerando ampliar o uso de dados de crédito alternativos, buscando avaliações de risco de crédito mais robustas e decisões de empréstimo mais confiáveis.

"Instituições financeiras que tentam avaliar a solvência apenas com dados de crédito tradicionais estão competindo com uma mão amarrada nas costas. Os credores devem adotar métodos alternativos", diz Kevin King, vice-presidente de risco de crédito da LexisNexis Risk Solutions. "Ao alavancar insights abrangentes de dados, as instituições financeiras aprimoram suas capacidades de avaliação de risco, otimizam o desempenho do portfólio de empréstimos e alcançam resultados financeiros superiores."

O estudo envolveu 434 profissionais de instituições financeiras em nove países, incluindo Estados Unidos, Colômbia, México, África do Sul, Índia, Itália, Filipinas, Espanha e Reino Unido.

Principais conclusões sobre a confiança no crédito ao consumidor:

Principais desafios para os credores: noventa e um por cento (91%) dos entrevistados globais esperam que a inadimplência e o não pagamento permaneçam nos mesmos níveis ou aumentem nos próximos 12 meses. As organizações também enfrentam desafios para atrair novos tomadores qualificados, reter clientes existentes e acessar e utilizar dados externos.

Declínio na confiança nos dados de crédito tradicionais: em comparação com o ano anterior, 59% dos credores globais expressam menor confiança em sua capacidade de tomar decisões de empréstimos ao consumidor baseadas exclusivamente em dados de crédito tradicionais, identificando lacunas na eficácia desses dados na avaliação do risco de crédito. À medida que as regulamentações evoluem e o uso de produtos financeiros não relatados aumenta, o desempenho preditivo dos dados de crédito tradicionais pode estar diminuindo.

Adoção de dados de crédito alternativos: 86% dos credores globais estão mais confiantes ao tomar decisões de empréstimo ao consumidor utilizando dados de crédito alternativos em comparação com o ano anterior. Essa confiança decorre do fato de que os dados alternativos preenchem lacunas na visibilidade da saúde do crédito ao consumidor. Atualmente, os credores utilizam dados de crédito alternativos para marketing de pré-avaliação, originação de empréstimos, gerenciamento de portfólio e cobranças.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.