AMD apresenta chip para servidores com quatro núcleos

0

A AMD apresentou nesta quinta-feira (30/11) o seu chip quad core x86 nativo para servidores, que é composto por quatro núcleos de processamento em uma única pastilha de silício. No AMD Industry Analyst Annual Forum, foi feita a demonstração de um servidor equipado com quatro processadores quad core AMD Opteron, cujo codinome é Barcelona, fabricados com a tecnologia de processo de 65 nanômetro (nm), utilizando todos os 16 núcleos.

Com o fornecimento de um envelope térmico e a adição de dois núcleos de processamento extras, juntamente com o aperfeiçoamento da micro-arquitetura, a AMD espera obter avanços significativos nas capacidades de performance por watt dos processadores AMD Opteron.

"A AMD é guiada por uma estratégia abrangente para reduzir a complexidade de data centers e oferecer aumento no desempenho sem forçar os clientes a suportar transições de plataforma com interrupções," afirma Randy Allen, vice-presidente corporativo da Divisão de Servidores e Estações de Trabalho da AMD. "Discutimos as necessidades de quad-core com nossos clientes e seus usuários finais e determinamos que, como fizemos com a introdução de processadores dual core x86 em 2005, apenas um processador para servidores quad core x86 nativo se destacaria no amplo conjunto de dimensões que importam aos nossos clientes.?

Segundo ele, com o lançamento de chips quad core x86 nativos no segundo trimestre de 2007, a AMD pretende fornecer tecnologia baseada nos mesmos princípios de design focados no cliente que guiaram o desenvolvimento dos seus processadores dual core para servidores, estações de trabalho, desktop e notebooks.

Os processadores AMD Opteron são baseados na arquitetura própria Direct Connect, que, de acordo com a fabricante, reduz os gargalos encontrados em arquiteturas legacy front side bus x86, e incluem o controlador de memória integrado. Esses processadores são projetados para aperfeiçoar a transferência de entrada e saída (I/O) e a comunicação entre CPUs, além de oferecer mais performance com baixo consumo de energia e baixa latência de memória.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.