Escola estadual de SP é a que mais inovou, segundo Microsoft

0

São Paulo tem a escola que mais inovou em 2007 de todo continente americano. É o que garante a Microsoft, empresa de Bill Gates que oferece o prêmio Microsoft Educadores Inovadores, que recompensa projetos de todo o mundo que usam tecnologia para inovar a serviço da educação. A Escola Estadual Francisco Ferreira de Freitas, na cidade de Serra Azul, no interior do estado, foi eleita a mais inovadora da América, atrás apenas de uma escola da África do Sul e uma escola da Bélgica.

Com o projeto "1ª Exceleições do Grêmio Estudantil 'FFF': Inclusão, Interatividade e Cidadania", coordenado pelos professores José Manso e Patrícia Estrela Manso, a escola criou um modelo de eleições para o grêmio estudantil integrando disciplinas com a utilização de tecnologia na elaboração de urna eletrônica. O trabalho brasileiro concorreu com outros 89, de 40 países. Os vencedores foram conhecidos durante o Fórum de Professores Inovadores, em Helsinque, na Finlândia.

A iniciativa da escola de Serra Azul já despertou a atenção dos alunos e da comunidade escolar. Agora, a Secretaria de Estado da Educação irá orientar suas unidades, primeiramente na região de Fernandópolis (onde a escola fica), para adesão ao modelo.

Na escola de Serra Azul, pela primeira vez a eleição do grêmio estudantil aconteceu com ferramentas tecnológicas integradas às disciplinas de história, língua portuguesa e matemática, tornando o processo eleitoral dinâmico, participativo e despertando nos alunos o desejo de aprender a manusear um computador e a participar voluntariamente da eleição.

Tudo aconteceu como um verdadeiro processo eleitoral. Após anunciarem a idéia de votação digital, foi feita reunião com representantes de sala para apresentação do projeto e montagem das chapas. O período da campanha eleitoral começou com a divulgação de cartazes, folhetos, discursos nas salas de aula e nos intervalos.

?Um educador inovador tem a preocupação constante em aperfeiçoar suas práticas pedagógicas, aliando novas ferramentas tecnológicas à sua metodologia. Caracteriza-se através da atitude e coragem para modificar formatos de aprendizagem, encontrando outros meios para atingir seus objetivos e implementando-os apesar das dificuldades. O educador inovador tem o olhar aberto ao novo, ao outro e busca parcerias?, afirma Patrícia Estrela Manso, coordenadora do projeto.

Houve também confecção de material impresso, pesquisa boca de urna, ato cívico, convocação para a eleição eletrônica com orientações de utilização e votação realizada por meio da ferramenta Excel, simulando, dentro do espaço escolar, um processo eleitoral semelhante ao vivenciado na sociedade onde os recursos tecnológicos estão presentes. ?É um reconhecimento importante. A diretoria de ensino de Fernandópolis já começa a indicar a outras escolas o modelo adotado em Serra Azul. ?Bons exemplos como esse precisam ser expandidos?, afirma a secretária de Estado da Educação, Maria Helena Guimarães de Castro.

O vencedor do prêmio Microsoft foi o professor de matemática e ciências de uma escola da província de KwaZulu Natal, no leste da África do Sul. Kumaras Pillay transformou arquivos para o formato de celular com informações complementares às aulas. Também formou grupos entre os estudantes e pediu a eles que fizessem pesquisas e interagissem pelo celular. O interesse nas aulas aumentou.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.