O relatório Green Data Center, suplemento do estudo State of the Data Center 2007, publicado pela Symantec, revela que quase 75% das empresas no mundo pretende adotar uma estratégica de data center ?verde?. Entretanto, apenas uma entre sete foi bem-sucedida quando da sua implantação, o que mostra um claro contraste entre interesse e concretização. Para o estudo, foi definido como data center verde aquele que tem alta eficiência e baixo consumo de energia, boa utilização de espaço e que enfatiza a redução de fontes poluidoras.
Os gerentes de data centers disseram que os softwares projetados para consolidação e virtualização de servidores são as soluções mais populares na obtenção de eficiência energética, com 51% e 47% dos entrevistados tendo indicado planos para efetuar a consolidação e a virtualização de servidores, respectivamente. De fato, 68% deles declararam que a redução de energia desempenhou um papel importante na decisão de implementar a consolidação e virtualização de servidores. Além disso, aqueles que adotam uma estratégia verde são mais inclinados a usar software para gerenciamento de armazenagem de recursos, gerenciamento de servidores e duplicação de dados.
O levantamento também constatou que a maioria dos gerentes de centros de dados possuem planos para implementar produtos de gerenciamento de energia, com 30% devendo implantar equipamentos selecionados, 13% em equipamentos através do data center e 34% ainda estão avaliando opções.
Além da consolidação e virtualização de servidores, CPUs eficientes foram a segunda tecnologia mais popular para redução no consumo de energia dos data centers, com 28% dos entrevistados tendo citado essa alternativa como uma das duas tecnologias que no entender deles possam reduzir o consumo de energia.
Os seguintes itens também foram descritos como soluções possíveis que os entrevistados ou pensam em implementar ou que estão implementando atualmente: a substituição de equipamento antigo por outro mais eficiente no uso de energia (44%), a reciclagem de componentes de hardware obsoletos (39%), o monitoramento do consumo de energia (38%) e a redução do espaço usado por servidores (37%).
Pouco mais de um terço das empresas americanas disseram possuir políticas verdes, enquanto quase 60% daquelas da região da Ásia-Pacífico e Japão e 55% das companhias européias também as possuem. De acordo com a pesquisa, empresas da China, Alemanha, México, Canadá, Índia e Coréia do Sul são mais propensas a ter políticas de data centers verdes. Regionalmente, empresas com orçamentos maiores para data centers implementam a estratégia com mais freqüência do que aquelas com orçamentos menores.
A consolidação e a virtualização de servidores são mais freqüentes em empresas baseadas nos EUA e ultrapassam o número de implementações efetuadas em outras partes do mundo. Em contraste, enquanto há um número menor de empresas na região Ásia-Pacífico e Japão atualmente implementando estratégias de consolidação e virtualização em seus centros de dados, a maioria dos gerentes de TI (88%) dessa região, citaram a redução no consumo de energia como a principal motivação para fazê-lo.
O relatório State of the Data Center é o resultado de pesquisa quantitativa e qualitativa conduzida em setembro de 2007 pela Ziff Davis Enterprise, que pesquisou gerentes de centros de dados em empresas Global 2000 e em grandes instituições do setor público. O estudo inclui uma pesquisa online realizada em 14 países. Um total de 77 gerentes de data centers participaram dos grupos e das entrevistas por telefone, enquanto que 800 gerentes de centros de dados responderam à pesquisa online.