Com a meta de aumentar a competitividade e a presença de empresas nacionais nos mercados local e global, o Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) elaboraram um edital conjunto que prevê investimentos de R$ 3,5 milhões para capacitação em software.
Segundo o MCT, o edital tem o objetivo de implantar o programa de formação e capacitação de recursos humanos em software, que visa estimular a qualificação de profissionais para atuar na indústria brasileira de software e serviços de TI.
O edital, frisa o órgão, busca uma estreita adequação aos objetivos e as metas do Plano de Ação 2007-2010: Ciência, Tecnologia e Inovação para o Desenvolvimento Nacional – PACTI 2007-2010 e da Política de Desenvolvimento Produtivo (PDP) para o setor de software e serviços de tecnologia da informação.
O MCT diz que poderão participar proponentes que possuam currículo cadastrado na plataforma Lattes e tenham vínculo formal com a instituição de execução do projeto. As propostas a serem apoiadas pelo edital devem ter o prazo máximo de execução estabelecido em 12 meses.
As propostas devem ser encaminhadas até o dia 17 de janeiro de 2011 ao CNPq, exclusivamente via internet, por intermédio do Formulário de Propostas Online, disponível no site da empresa (www.cnpq.br).
- Edital