A fabricante de aparelhos celulares Nokia já negocia com as operadoras brasileiras a chegada ao País dos smartphones da linha Lumia, equipados com o sistema operacional Windows Phone. A previsão é que esses devices cheguem ao mercado interno até o fim de março de 2012. Os aparelhos também serão produzidos no Brasil. Com a venda desses novos celulares, a empresa espera retomar a competitividade e voltar à liderança no mercado de aparelhos, briga que vinha perdendo para a concorrência. “Tivemos que tomar decisões difíceis, mas que precisavam ser tomadas naquele momento, porque o mundo estava mudando de direção”, afirmou o presidente mundial da empresa, Stephen Elop, em visita ao Brasil.
Desde fevereiro, após Elop chegar ao cargo, foram tomadas uma série de medidas consideradas "impopulares" aos executivos e clientes mais tradicionais da Nokia. Entre as decisões estava a parceria com a Microsoft para lançar um celular com a versão mobile do sistema operacional mais usado no mundo. “Nosso projeto é conectar 'o bilhão' de pessoas que ainda não têm acesso à Internet”, disse o executivo.
Chegarão às lojas brasileiras dois modelos do Lumia: o 800 e o 710. O primeiro é equipado com processador Qualcomm 1,4 GHz, câmera de 8 megapixels e 16 GB de armazenamento interno. Atualmente o aparelho está em pré-venda na Europa pelo equivalente a R$ 1.024,80 conforme a cotação do dia para 420 euros. Já o Lumia 710 tem o mesmo processador, câmera de 5 megapixels e armazenamento de 8 GB. Esse device custa aproximadamente 270 euros: R$ 658,80 na conversão para a moeda brasileira, sem considerar os impostos locais e a internalização do equipamento. A intenção da Nokia é colocar os produtos no mercado com preços possivelmente abaixo do praticado em smartphones da Samsung, que usam Android, e do iPhone, que opera com o sistema iOS da própria Apple.
Estratégia
Outra investida da companhia finlandesa é fomentar o desenvolvimento de aplicativos, especialmente em mercados estratégicos como o Brasil e o restante da América Latina. “São oportunidades significativas, porque é uma região rica em desenvolvimento, especialmente num momento no qual vemos outros países em uma curva contrária”, disse Elop. Para isso, Nokia e Microsoft já treinam desenvolvedores de aplicativos na região, para fomentar a loja de aplicativos da marca com softwares que sejam bem aceitos no mercado local. “Queremos lançar o aparelho já com mais de 200 opções de aplicativos regionais”, afirmou executivo.
Lançamentos
Enquanto o consumidor aguarda a chegada do smartphone Lumia ao mercado brasileiro, a Nokia anunciou nesta quarta-feira 30, o lançamento de três novos modelos: o Asha 303, com uma mistura de teclado Qwerty com tela touch screen. O aparelho tem conexão às redes de terceira geração (3G) e alta velocidade HSPA. Já outro que vem com teclado Qwerty é o Asha 200. O dispositivo é uma aposta da Nokia para abocanhar consumidores que têm chips de várias operadoras. Ele tem capacidade para operar com dois chips, sendo que um deles pode ser trocado sem a necessidade de desligar o equipamento. Mais simples, o Asha 201 é semelhante ao Asha 200, mas não tem capacidade para operar com mais de um chip.