9 em cada 10 fundadores de startups SaaS no Brasil falham na gestão de KPIs, afirma pesquisa

0

Um estudo recente desenvolvido pela Scalable, fintech de crédito, revelou uma preocupante realidade entre fundadores de startups Software as a Service – SaaS no Brasil: 92% das empresas não possuem uma gestão completa de Key Performance Indicators (KPIs) ou indicadores de performance.

A pesquisa, que analisou cerca de 200 startups em operação, aponta que a maioria delas se concentra apenas em indicadores básicos, como Receita Recorrente Mensal (MRR), Custo de Aquisição de Cliente (CAC) e Taxa de Cancelamento (Churn), ignorando uma gama mais ampla de métricas essenciais para uma gestão estratégica robusta.

"A gestão de KPIs é fundamental para startups em fase de crescimento, mas percebemos que muitas enfrentam desafios na implementação de uma visão mais completa. Falta conhecimento, tempo e recursos para calcular e analisar métricas detalhadas", comenta Rafael Calixto Schalch, Chief Revenue Officer e cofundador da Scalable. A pesquisa identificou três barreiras principais que limitam a adoção de uma gestão mais sofisticada de KPIs: a falta de conhecimento sobre métricas alternativas, a ausência de recursos para contratar profissionais especializados e a escassez de tempo para cálculos e análises aprofundadas.

A falta de uma gestão de KPIs mais completa, inclusive, afeta processos de captação de recursos e a análise de risco de crédito. "Já tivemos que recusar operações para startups promissoras por falta de clareza em KPIs críticos. Sem essas métricas, é difícil modelar riscos e projetar o crescimento", afirma Guilherme Gomes, Head de Risco da Scalable. Com a pressão crescente por dados mais detalhados, especialistas recomendam que as startups adotem plataformas de monitoramento para assegurar uma estratégia de crescimento sustentável e de longo prazo.

Como resposta a esse cenário, a Scalable lançou recentemente o Scalable Analytics, uma plataforma que oferece uma solução prática e acessível em que os fundadores de startups Saas podem acompanhar os indicadores de forma otimizada. "Desenvolvemos essa ferramenta para ajudar os fundadores a explorar o potencial dos dados sem precisar de grandes investimentos em equipes ou tecnologia", reforça Schalch.

A deficiência na gestão completa de KPIs ainda foi apontada pelo levantamento como um dos fatores que contribui para a taxa de mortalidade entre startups no Brasil, dificultando decisões estratégicas bem fundamentadas e a captação de recursos. "Nosso objetivo é capacitar fundadores a gerirem suas métricas com maior profundidade e de maneira econômica, permitindo uma visão completa do desempenho do negócio e bases mais sólidas para decisões estratégicas", finaliza o cofundador.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.