Área de Customer Experience (CX): Preparados para 2025?

0

A área de CX (Customer Experience) vem evoluindo constantemente, principalmente pelas mudanças de comportamento do cliente e pela competitividade do mercado. Os temas mais discutidos atualmente são a omnichannelidade, a personalização e as tecnologias aplicadas ao atendimento ao cliente.

  • Omnichannelidade: comunicação integrada e contínua para o cliente para melhorar a experiencia no atendimento;
  • Personalização: personalização do atendimento e serviços de acordo com o comportamento individual e a necessidade de cada cliente;
  • Tecnologia: diversidade de ferramentas com tecnologias integradas para suporte e atendimento ao cliente.

Cada tema pode e deve ser priorizado de acordo com a necessidade do seu cliente e contexto da empresa. 

Para o setor do agronegócio, considerando que atualmente a comunicação mais popular com o produtor é o WhatsApp e que a sua necessidade é o atendimento mais humanizado e personalizado, há uma enorme oportunidade de aplicação de tecnologia e inteligência por meio do conhecimento e rastreabilidade dos dados e comportamentos e das suas necessidades. 

O meio de atendimento pode permanecer via WhatsApp ou presencial, mas a personalização, tecnologia e a omnichannelidade podem ser aplicadas e adequadas às ferramentas atuais de contato. Tudo isto é possível e pode ser feito para melhorar a experiência do cliente no atendimento e na prestação de serviço.  

Para 2025, minha expectativa é uma evolução ainda maior nesses temas, com mais aplicação de tecnologias, como a IA (Inteligência Artificial), mais humanização e mais rastreabilidade (transparência). 

Considerando um ano mais competitivo e um cenário econômico ainda mais difícil, será cada vez mais importante ter uma empresa centrada no cliente para manter ou melhorar os resultados. Toda empresa precisa de clientes para sobreviver e para crescer. A viabilidade de novas tecnologias e de melhores experiências para o cliente precisa ser tangível, portanto, é importante apresentar o investimento suportado pela necessidade e comprovar o resultado através de métricas financeiras. Por isto é tão importante relacionar o NPS à métricas do negócio, seja atribuindo o aumento de receita ou redução de custos pelo aumento do NPS Quanto mais sólida for essa análise, mais clara será a demonstração do impacto do CX no desempenho do negócio.

De acordo com a McKinsey, as métricas de Customer Success são essenciais para empresas que desejam reter e adquirir clientes de alto valor. Um estudo recente da companhia, por exemplo, indica que empresas que utilizam essas métricas têm um ROI 115% maior e lucros 93% maiores. Ainda segundo a Mckinsey, a chave para satisfazer os clientes é não apenas medir o que acontece, mas também usar os dados para direcionar as ações na organização inteira. 

O tipo de métrica utilizada é menos importante do que a forma como ela é aplicada. O sistema ideal para medir a experiência do cliente coloca as jornadas no centro e conecta-as com outros elementos críticos, como resultados do negócio e melhorias operacionais. As principais empresas que adotam esse sistema começam pelo topo, com uma métrica que meça a experiência do cliente, e então o aplicam às principais jornadas do cliente e indicadores de desempenho, aproveitando o feedback dos funcionários para identificar oportunidades de melhoria.

Além de avaliar e direcionar as ações acima, para o sucesso da sua área de CX em 2025, é importante:

  1. Ter uma estratégia clara, alinhado com a estratégia da empresa, valores e necessidades do Cliente considerando a jornada com a sua marca.
  2. Ter um plano claro de Comunicação e Capacitação para uma Cultura Centrada no Cliente, com conhecimento do cliente e exemplos práticos na rotina do funcionário.  
  3. Ter métricas e resultados claros e tangíveis, com impacto direto nos indicadores-chave de negócio, como retenção de clientes, aumento de receita ou redução de churn (métrica que indica o quanto sua empresa perdeu de receita ou clientes).
  4. Ter novas ideias e construir novas iniciativas para case de sucesso, com apresentação dos benefícios e satisfação gerados.
  5. Ter investimento em tecnologia e Inovação, para melhor e competitiva experiencia do cliente.
  6. Realizar benchmark sempre, para trocas e sinergia de iniciativas. A parceria funciona muito bem para o melhor atendimento do cliente, com melhor nível de serviço e menor custo.

A Área de CX precisa mostrar sua relevância não só interna, mas também ter impacto positivo no mercado. CX em tempos de crise não é apenas uma estratégia, mas uma necessidade. Ele pode ser o diferencial entre perder clientes e reconstruir relacionamentos consistentes. Empresas que priorizam a experiência do cliente em momentos difíceis têm mais chances de sair fortalecidas e prontas para crescer novamente.

2025, estamos prontos!

Letícia Bretas, Gerente de Experiência do Cliente & Inovação da ADM no Brasil.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.