Do dia 1º a 25 de dezembro de 2024, as PMEs online faturaram R$ 441,5 milhões, um crescimento de 43% em comparação ao mesmo período de 2023. No total foram vendidos 6 milhões de produtos, um montante de aproximadamente 43% superior ao mesmo período no ano passado, com um ticket médio de R$ 242,90 por pedido. Entre os produtos mais vendidos estão blusas, camisetas, whey protein e perfumes. O levantamento é da Nuvemshop, plataforma de e-commerce líder na América Latina.
"O Natal é uma época oportuna para as marcas criarem campanhas personalizadas e ofertas atrativas, engajando os consumidores e impulsionando as vendas no e-commerce. Explorar a temática natalina, oferecer descontos especiais e criar promoções exclusivas para o período são estratégias eficazes para atrair a atenção dos consumidores e incentivar as compras. Além disso, a personalização da comunicação, com e-mails segmentados e recomendações de produtos baseadas no histórico de navegação, pode criar uma conexão, aumentar a taxa de conversão e fidelizar os clientes" afirma Luiz Natal, gerente de Desenvolvimento de Plataforma da Nuvemshop.
O levantamento também aponta que, dentre todos os pedidos realizados no e-commerce, 25% foram direcionados pelas redes sociais e, destes, 9 em cada 10 vieram do Instagram. Além disso, 23,5% dos envios tiveram frete gratuito oferecido pelos lojistas.
A empresária Uana Amorim, proprietária da loja de acessórios Saint Germain e cliente Nuvemshop Next – unidade de negócios especializada em lojas em escala de crescimento –, foi uma das lojistas que aproveitou as redes sociais e ofereceu o frete gratuito para captar ainda mais consumidores. "Nosso foco neste Natal foi oferecer uma experiência completa e personalizada. Apostamos em descontos progressivos, kits exclusivos e brindes especiais, além de fortalecer nosso aplicativo como canal estratégico. Com iniciativas como 25% de desconto na compra de dois relógios e frete grátis para compras acima de R$ 350, projetamos um faturamento de R$ 5 milhões neste período, um crescimento de 50% em relação ao ano anterior. Esses números refletem não apenas o sucesso das nossas campanhas, mas também o impacto positivo de investir em inovação e proximidade com os clientes", pontua.
Dentre os segmentos que mais faturaram, Moda lidera, totalizando R$ 162 milhões, seguido por Saúde & Beleza (R$ 36 milhões), Acessórios (R$ 25 milhões) e Joias (R$ 15 milhões). Em relação aos meios de pagamento, o Pix representou 50,5% de todos pedidos pagos, seguido pelo cartão de crédito (43,5%).
São Paulo liderou o ranking das empresas que mais faturaram no período, alcançando R$ 212 milhões. Os outros estados que compõem a lista são Minas Gerais (R$ 44 milhões), Rio de Janeiro (R$ 36,3 milhões) e Ceará (R$ 27,5 milhões). Dentre eles, os destaques foram São Paulo e Ceará, que tiveram um crescimento de 46% e 45%, respectivamente, ficando acima da média nacional (43%).
Na análise, foram consideradas as vendas realizadas entre 1º e 25 de dezembro de 2023 e 2024 pelos lojistas brasileiros da Nuvemshop.