O Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM), ligado ao Ministério de Minas e Energia, pretende criar cursos de treinamento a distância para qualificar os profissionais do órgão na área de tecnologia. O DNPM também vai selecionar estagiários da Universidade de Brasília (UnB), de preferência alunos do curso de geologia, para que organizem materiais e formulem cursos direcionados à área. O método, o acompanhamento e o pagamento das bolsas dos estudantes ficarão a cargo do órgão.
Nesta semana, o diretor-geral do DNPM, Miguel Nery, e outros representantes do departamento, se reuniram o coordenador-geral de operações do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI), Djalma Valois, que mostrou como funciona o software livre e o trabalho do Centro de Difusão de Tecnologia e Conhecimento (CDTC).
No encontro, ele citou alguns resultados do projeto CDTC de educação à distância que tem como objetivo qualificar pessoas por meio de cursos de tecnologia. Ao todo, são 134 cursos disponíveis, 700 professores capacitados em cursos de tecnologia da educação.
O diretor-geral adjunto do DNPM, João César de Freitas, disse que a idéia é qualificar os profissionais com cursos à distância já que o departamento é gestor do patrimônio do subsolo brasileiro e tem escritórios espalhados em todo país. Com isso, Valois propos disponibilizar servidor e cursos de tecnologia para os funcionários do DNPM, além de selecionar os estagiários.