A Comissão Eletrotécnica Internacional (IEC) acaba de divulgar uma nova norma internacional com o propósito de orientar engenheiros e projetistas de equipamentos audiovisuais e de informática, como laptops, telefones celulares e TVs, no desenvolvimento produtos com consumo mais eficiente de energia e menor impacto ambiental no início do processo do projeto e produção.
A norma IEC 62075 estabelece que os projetistas considerem o ciclo de vida completo de um produto, dos materiais, como diferentes tipos de plásticos, além da embalagem, ao consumo de energia utilizado na fabricação à eficiência quando ligados ou deixados no modo inativo, até a eliminação segura no fim da sua vida útil.
Para aumentar a eficiência energética, a norma explica os diferentes modos de operação e as importantes vantagens e desvantagens a serem consideradas. Além disso, orienta sobre as regulamentações ambientais que estão entrando em vigor e fornece links para numerosas agências ambientais governamentais em todo o mundo.
De acordo com o secretário-geral e CEO da IEC, Ronnie Amit, a norma 62075 abrange todos os aspectos do ciclo de produção de vida de um produto. ?Se conseguirmos que os engenheiros e projetistas pensem holisticamente, ou seja, que tenham um entendimento integral dos fenômenos no início de ciclo de vida do produto. Isso será uma vitória para o consumidor, governos e indústria em igual medida."