O sistema operacional Android, do Google, superou o Symbian, da Nokia, até então o líder absoluto do mercado smartphones como plataforma mais popular, no quarto trimestre do ano passado, de acordo com dados da empresa de pesquisa Canalys divulgados nesta segunda-feira, 31.
O estudo aponta que entre outubro e dezembro de 2010 foram vendidos um total de 101,2 milhões de smartphones, número 88,4% superior ao comercializado no ano anterior. O Android equipou 32,9% de todos os aparelhos vendidos no último trimestre, enquanto o Symbian ficou 30,6% dos smartphones entregues, perdendo a liderança global pela primeira vez.
Com market share de 16%, a Apple, com o sistema iOS, do iPhone, ficou na terceira colocação no ranking no período, enquanto que a Research In Motion (RIM), fabricante do BlackBerry, encerrou o período com 14,4%, bem inferior aos 20% registrados no último trimestre de 2009.
A Microsoft, com o Windows Phone (ex-Windows Mobile) ficou na quinta posição e respondeu por apenas 3,1% das vendas de smartphones no quarto trimestre, sendo que sua participação caiu mais da metade, já que no mesmo período de 2009 tinha 7,2%.
- Mobilidade