A Assespro-SP (Associação de Empresas de Software de São Paulo) e a Conetic (Confederação Espanhola de Empresas de Tecnologia da Informação, Comunicação e Eletrônica) fecharam um convênio de cooperação no final de 2010. A primeira iniciativa resultante deste convênio, denominada de CooperaTIC, tem por objetivo aproximar as empresas associadas das duas entidades e contribuir para o incremento dos negócios e o know-how das empresas de Tecnologia da Informação (TI) brasileiras e espanholas, no que tange à cooperação internacional em P&D&I (Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação).
"A ideia surgiu da necessidade de desenvolvimento de novos projetos de P&D&I para o setor, que possam se beneficiar dos recursos disponíveis para projetos envolvendo empresas de vários países ao mesmo tempo. Começaremos a atuar com as empresas brasileiras e, após a experiência, a Conetic expandirá o projeto para os demais países da América Latina", afirma Roberto Carlos Mayer, vice-presidente de Relações Públicas da Assespro-SP e também da Assespro Nacional.
A primeira etapa do projeto CooperaTIC consiste na elaboração de um guia que relatará experiências empresariais concretas de cooperação internacional em P&D&I. "O guia servirá para que as empresas que já tenham se relacionado no mercado internacional visando projetos de P&D&I compartilhem suas experiências com empresas que ainda não trilharam este caminho", afirma Mayer.
- Cooperação internacional