A Universidade Presbiteriana Mackenzie acaba de escolher a solução completa da Oracle para aperfeiçoar e ampliar a integração dos seus processos acadêmicos e administrativos.
Após amplo processo de seleção, no qual participaram a diretoria executiva e o conselho deliberativo da mantenedora, o Instituto Presbiteriano Mackenzie, a solução escolhida é composta por um conjunto completo e integrado de aplicativos desenvolvidos especificamente para instituições de ensino, como: Oracle Peoplesoft Campus Solutions para a gestão acadêmica e relacionamento com todas as comunidades que interagem com a instituição de ensino superior; Oracle HCM para gestão e desenvolvimento do capital humano; Oracle Peoplesoft ERP para gestão e consolidação das informações administrativas e financeiras; Oracle Peoplesoft Enterprise Portal para os portais de relacionamento com as diversas comunidades do campus, além da tecnologia de Banco de Dados Oracle.
A implementação começará em março de 2011 e o projeto, cuja previsão de duração é de 24 meses, envolverá profissionais da Oracle, do parceiro HQS Consulting e da Mackenzie, que farão toda a implementação e integração dos sistemas, sendo responsáveis por manter a infraestrutura de tecnologia da informação funcionando normalmente durante todo o projeto.
A Mackenzie foi criteriosa em seu processo de escolha, tendo avaliado soluções nacionais e internacionais de concorrentes, antes de definir a melhor opção. Antes da definição pela Oracle, representantes da Universidade visitaram o HEUG, grupo de usuários independente para o segmento educacional, e também a Universidade de Princeton, nos EUA, bem como outras instituições de ensino no Brasil, que utilizam as soluções Oracle.
"Nossa instituição tem tradição e credibilidade na área de ensino. Por isso, buscamos sempre repensar o negócio para aperfeiçoar o atendimento e garantir excelência de ensino, o que só é viável com investimentos consistentes e aprimoramento constante da gestão administrativa e acadêmica", afirma José Augusto de Pereira Brito, CIO da Universidade Presbiteriana Mackenzie.
Importância da TI para a Universidade
A Mackenzie tem ERP, sistema de gestão empresarial em português, desde 1990, quando iniciou o desenvolvimento interno e a implementação de seus próprios aplicativos para mainframe. Em 1997, a instituição de ensino superior decidiu reformular sua gestão na busca pela profissionalização e atualização frente às demandas mercadológicas.
Em 2001, a Universidade realizou um downsizing para uma plataforma de mercado mais robusta, visando à adoção de soluções de tecnologia da informação mais contemporâneas, integradas e com eficácia reconhecida no mercado.
A seguir, a universidade decidiu migrar o ERP administrativo e acadêmico, almejando maior interatividade com os diferentes públicos, como professores, estudantes, antigos alunos, fornecedores, parceiros, instituições de classe, órgãos governamentais e a sociedade. Mas, apesar de extensa pesquisa no mercado para atender essa demanda, a equipe de TI da Mackenzie constatou que ainda não existia uma solução completa e adequada às suas necessidades, pois a oferta ainda se restringia a instituições de ensino de pequeno e médio porte.
O projeto de migração do ERP administrativo e acadêmico só foi retomado em 2008, com a participação de todas as esferas decisórias da instituição acadêmica. O desafio era encontrar uma solução capaz de manter funcionando os dois ERP´s existentes e os diversos aplicativos de desenvolvimento próprio integrados, agregando novas funcionalidades, especialmente de compliance, maior interatividade e autosserviço via internet.
A diretoria executiva e o conselho deliberativo do Mackenzie determinaram que a solução escolhida deveria ser completa, integrada e escalável, além de pertencer a um fornecedor com qualidade e confiabilidade reconhecidas no mercado, pois o investimento representava um importante passo para o aperfeiçoamento da gestão da instituição, de curto a longo prazo.
Com a adoção da nova solução, o Mackenzie pretende garantir a adoção das melhores práticas do mercado nacional e internacional e estar preparada para crescer mantendo sua eficiência e credibilidade intactas junto ao mercado.
- Lançamento