No último trimestre do ano passado, foram vendidos 9,7 milhões de tablet PCs, o que representa um crescimento de 120%, ou mais que o dobro na comparação com o terceiro trimestre, de acordo com dados da Strategy Analytics. No ano, o número de aparelhos comercializados alcançou 17,6 milhões de unidades.
Segundo a consultoria, o iPad, da Apple, respondeu por 84,1% dos tablets vendidos no ano passado. Quando analisado somente o quarto trimestre a perda de domínio do tablet fica evidenciada: a participação de mercado foi de 75,3%, contra 95,5% no terceiro trimestre.
Já os equipamentos que operam com o Android, do Google, registraram participação de 13,1% em 2010 e de 21,6% no quarto trimestre. O resultado revela um rápido avanço do Google nesse mercado, já que o market share era de apenas 2,3% no terceiro trimestre. A consultoria observa que grande parte das vendas de tablet PCs com Android refere-se ao Galaxy Tab, aparelho da Samsung.
Neste ano os aparelhos com Android devem ganhar ainda mais relevância no mercado, já que fabricantes como Dell, Motorola, entre outros, lançarão tablet PCs com o sistema do Google. Isso deve acirrar a concorrência para o iOS, sistema do iPad.
- Exponencial