O Canva, plataforma de comunicação visual, divulgou os resultados de uma pesquisa feita com mais de 1.360 CIOs sobre as oportunidades e os desafios no gerenciamento de TI com o boom da IA. O estudo feito pelo Harris Poll junto a CIOs do Brasil, Estados Unidos, Reino Unido, França, Alemanha, Espanha, México, Índia e Austrália, teve o objetivo de entender como estes executivos gerenciam a expansão do número de apps e como estão tomando decisões sobre ferramentas corporativas na era da IA.
A resposta foi que mais aplicativos estão sendo usados pelas empresas, mas a consolidação e a redução da complexidade desses apps são prioridades. Os CIOs relatam que o ritmo de aparecimento de novos aplicativos no mercado está aumentando globalmente – e 74% dos CIOs brasileiros esperam adotar entre 30 e 60 novos apps em 2024.
A expansão do número de apps (o crescimento de apps individuais usados numa empresa) é um desafio para 57% desses CIOs, com 19% deles dizendo que estão muito preocupados com o aumento da complexidade, mas que planejam reduzi-la. 61% dos CIOs brasileiros planejam a consolidação de apps em algum nível, sendo que 37% deles planejam uma consolidação significativa.
Por outro lado, as equipes de TI estão sobrecarregadas, fazendo com que a simplicidade e as ferramentas fáceis de usar se tornem mais importantes do que nunca. A necessidade de consolidação dos aplicativos está sendo incentivada por times de TI sobrecarregados, que estão enfrentando um aumento rápido no número de apps para gerenciar.
Mais da metade (57%) dos CIOS brasileiros relatam que não têm time de TI suficiente para treinar os funcionários para a utilização de novos aplicativos, incluindo o uso seguro e adequado. Mais de um terço (36%) deles afirmam que os seus times passam mais de metade do tempo ensinando os funcionários sobre as novas tecnologias, deixando menos tempo para o planejamento, a inovação e outras tarefas essenciais para os negócios.
Ainda assim, a IA não sai da cabeça dos CIOs. Porém, identificar as ferramentas de IA certas é um desafio. Apesar da preocupação com a expansão do número de aplicativos, quase todos os CIOs brasileiros (97%) planejam aumentar o seu orçamento para investir em apps de IA em 2024 (mais que em qualquer outro país pesquisado), sendo que 42% deles planejam aumentos orçamentais de mais de 50%. Os líderes de TI reconhecem os benefícios de adotar a IA, como obter maiores insights para orientar as decisões de negócios (52%), economizar tempo em tarefas criativas ou estratégicas (50%) e ajudar a consolidar apps (45%). Identificar as soluções certas é um desafio, com 85% dos CIOs brasileiros afirmando que já existem ferramentas de IA demais no mercado, o que causa confusão e duplicação de ferramentas com a mesma função para o time.
Outro achado da sondagem é que a integração das ferramentas de IA é prioridade. Quase todos os CIOs brasileiros (90%) concordam que as ferramentas de IA podem melhorar drasticamente tanto o seu papel quanto a experiência dos seus funcionários, mas citam a integração da IA (34%), o acesso a talentos de TI (26%) e a segurança de dados (26%) como os desafios mais comuns para isso. Mais da metade dos CIOs brasileiros parecem prontos para aproveitar a tecnologia, com 57% deles afirmando que estabeleceram diretrizes firmes em relação à IA para garantir o seu uso seguro e responsável.
"Navegar em meio a tantas novas tecnologias concebidas para facilitar os negócios está se mostrando mais difícil do que nunca. O que os CIOs enfrentam atualmente é dificílimo, ao mesmo tempo inovar com a IA e não contribuir para a expansão do número de aplicativos usados nas empresas", diz Cameron Adams, cofundador e diretor de produtos do Canva. "Os resultados da nossa pesquisa reforçam que os CIOs querem ser agentes da mudança e da inovação, escolhendo tecnologias que ajudem as suas organizações a ter um impacto maior ao mesmo tempo que consolidam custos e reduzem a complexidade."
Os CIOs de hoje estão constantemente em busca de ferramentas de produtividade que promovam maior eficiência nas empresas. No ecossistema de design e criação, existe uma profunda fragmentação de ferramentas alimentadas por IA, que não atendem às necessidades das empresas, atrasando potencialmente a adoção de tecnologias de ponta. Com o objetivo de capacitar pessoas, equipes e empresas para criar comunicação visual em grande escala, o Canva lançou em 2023 o Magic Studio – para simplificar e consolidar as melhores ferramentas de design baseadas em IA numa plataforma segura e fácil de usar.
Para mais resultados da pesquisa, leia aqui.
O Canva encomendou à empresa de pesquisa Harris Poll uma pesquisa com 1.369 CIOs. Essas pessoas são as tomadoras de decisão na compra de software nas suas empresas. Foram entrevistados 151 CIOs no Brasil, 152 nos Estados Unidos, 154 no Reino Unido, 150 na Espanha, 150 na Alemanha, 154 na França, 151 no México, 152 na Índia e 155 na Austrália.