A brasileira Leega acaba de anunciar uma parceria com a Veezoo, empresa suíça fundada por suíço-brasileiros e provedora de serviço Inteligência Artificial para self-service BI (Business Intelligence). Juntas, as empresas prometem revolucionar o acesso e a análise de dados no mercado nacional por meio de inteligência artificial generativa. Com o acordo, a Leega passa a distribuir as soluções da Veezoo.
A Veezoo desenvolveu uma plataforma que simplifica o processo de geração de insights, análises, gráficos e relatórios a partir de perguntas simples feitas pelos usuários de negócios.
O software é uma IA Generativa com o uso de LLM (Grande Modelo de Linguagem) e tem como um dos seus diferenciais ser uma solução simples, rápida e intuitiva – ao fazer uma pergunta, o usuário tem acesso imediato às informações e dados. Esse software também processa os dados com precisão sem comprometer a facilidade de uso e sem a necessidade de receber perguntas com uma sintaxe específica. Além disso, também tem a capacidade de interpretar a língua portuguesa, alinhando-se às necessidades específicas do mercado nacional.
Uma vez que a linguagem coloquial pode ser ambígua para as máquinas, a Veezoo ajuda o usuário a formular perguntas e resolver essas possíveis interpretações para obter as respostas exatas sobre o que se procura. Por fim, a plataforma foi projetada para entender como os humanos fazem perguntas, pois cada usuário corporativo pode criar sozinho séries de painéis e relatórios confiáveis, personalizados e interativos, salvando suas questões recorrentes com o clique de um botão.
Sérgio Topfsfedt, sócio-fundador da Leega, explica que a entrada da empresa no mercado de IAs generativas foi estrategicamente definida a partir da disponibilidade da solução da Veezoo, já que ela é capaz de agregar valor à operação dos clientes desde o primeiro momento. "Com essa ferramenta, as empresas poderão suprir a ampla e recorrente demanda por análises diárias de forma muito mais simples e imediata. Como resultado complementar, evita uma sobrecarga das equipes de análises de dados", completa.
Ruy Faria, head de Digital da Leega, destaca que o cenário de inteligência artificial generativa ainda é muito novo, com pouco mais de um ano de existência da forma que conhecemos hoje. "As empresas estão procurando desesperadamente maneiras de aplicar IAs generativas em seus negócios e há dificuldade em achar um caminho para essa aplicação. O programa desenvolvido pela Veezoo é uma IA generativa que irá trabalhar com os dados dessas empresas, desonerando as áreas de TI com as demandas dos diversos times de operações."